A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás [SES-GO] já realizou 5.444 Ofertas de Cuidados Integrados [OCIs] pelo Programa Agora Tem Especialista, desde a implantação das atividades em 2024. Somente nos últimos 20 dias, foram mais de 2,6 mil procedimentos executados em 31 unidades sob gestão da pasta.
Os resultados foram apresentados nesta sexta-feira (15/08), durante visita técnica do Ministério da Saúde ao Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo [Crer] e ao Centro de Referência em Oftalmologia [Cerof], da Universidade Federal de Goiás (UFG), ambos com regulação de atendimentos realizada pela SES-GO.
Ampliação do acesso à atenção especializada
O Programa integra a Política Nacional de Atenção Especializada [Pnaes] e fortalece a Atenção Ambulatorial Especializada, garantindo maior acesso da população do Sistema Único de Saúde [SUS] a consultas e exames em diversas especialidades. O modelo assegura que o paciente seja encaminhado para consultas e exames diagnósticos em prazos de até 30 ou 60 dias, conforme a necessidade.
Em Goiás, o funcionamento do programa é favorecido pela estrutura estadual já consolidada, que inclui seis policlínicas regionais distribuídas em cinco macrorregiões, além de ambulatórios de hospitais da rede própria e conveniada, como o Cerof/UFG.
Áreas contempladas
As OCIs em execução abrangem as especialidades de ortopedia, cardiologia, ginecologia, oftalmologia, oncologia e otorrinolaringologia. As filas de espera são avaliadas constantemente, permitindo que os casos com perfil de OCI sejam redirecionados para agendamento e atendimento dentro dos prazos estabelecidos.
De acordo com a superintendente de Regulação da SES-GO, Lorena Mota, o objetivo é garantir agilidade no acesso aos serviços. “A meta é ampliar ainda mais esse acesso do paciente em tempo célere, seja em consultas, exames ou retorno no mesmo dia ou semana”, destacou.
A superintendente de Políticas e Atenção Integral à Saúde, Amanda Limongi, ressaltou a importância do trabalho desenvolvido no Crer. “A unidade foi piloto na implantação do programa e temos observado crescimento exponencial dos atendimentos, realizados no menor tempo possível”, afirmou.
Reconhecimento nacional
O secretário-executivo adjunto do Ministério da Saúde, Nilton Pereira Júnior, participou das visitas técnicas e elogiou o desempenho de Goiás. “O Estado é pioneiro em diversos indicadores e já é considerado caso de sucesso. Estaremos aqui a cada 15 dias para acompanhar o avanço das atividades”, afirmou.
O presidente do Cerof, Marcos Ávila, destacou os avanços da unidade após a regulação pela SES-GO, há cerca de um ano. Hoje, o centro realiza aproximadamente 540 atendimentos diários pelo SUS. “O Programa Agora Tem Especialista já trouxe mudanças significativas e estamos muito motivados para ampliar ainda mais esses números”, ressaltou.





