20.5 C
Brasília
domingo, fevereiro 1, 2026
Início Destaques Hospital de Base inaugura aparelho para tratamento de cálculos renais

Hospital de Base inaugura aparelho para tratamento de cálculos renais

Hospital de Base inaugura aparelho para tratamento de cálculos renais
Equipamento de LECO oferece opção não invasiva sem a necessidade de cirurgia
O Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF) inaugurou, nesta quinta-feira (21), o equipamento de Litotripsia Extracorpórea por Ondas de Choque (LECO), considerado um grande reforço tecnológico para a capacidade assistencial. Esse aparelho possibilita a realização de tratamentos não invasivos para cálculos renais e ureterais, utilizando ondas de choque para fragmentar as pedras nos rins sem a necessidade de cortes.
Tecnologia a serviço da população do DF e entorno
A LECO é indicada principalmente para cálculos de até 2 centímetros que estejam causando desconforto, dor ou pacientes com contraindicação cirúrgica ou que apresentem riscos de infecção e obstrução urinária. O chefe do serviço de Urologia do HBDF, Dr. Manuel Fernandes, explica que o método representa uma alternativa menos invasiva em relação a técnicas cirúrgicas tradicionais.
O Dr Manuel explica como o aparelho de LECO funciona. “Ondas de choque de alta energia são geradas fora do corpo e focadas diretamente no cálculo, usando ultrassom ou raios X para posicionar o aparelho com precisão. Essas ondas atravessam a pele e os tecidos, até atingirem o cálculo, liberando uma energia concentrada capaz de fragmentá-lo em pedaços menores, que serão eliminados naturalmente pela urina”, disse. O procedimento é realizado em ambiente hospitalar, com sedação, e dura entre 30 e 60 minutos.
A unidade de Urologia do HBDF conta com uma equipe médica especializada e treinada para a realização da litotripsia extracorpórea. Antes do tratamento, os pacientes passam por uma consulta para avaliar seus exames, explicar o procedimento e agendar o atendimento. O Dr Manuel Fernandes explica ainda que o aparelho está passando por uma fase de testes e deve entrar em funcionamento, com a fila dos procedimentos sendo organizada pela Central de Regulação da Secretaria de Saúde, já a partir da primeira semana de dezembro.