25.5 C
Brasília
sexta-feira, janeiro 30, 2026
Início Destaques Possível fechamento da Radioterapia do HRT gera preocupações em pacientes oncológicos

Possível fechamento da Radioterapia do HRT gera preocupações em pacientes oncológicos

Possível fechamento da Radioterapia do HRT gera preocupações em pacientes oncológicos
Foto: Agência Saúde
Ivan Rocha @ivanrocha

O Ministério Público junto ao Tribunal de Contas do Distrito Federal (MPjTCDF) protocolou uma representação, de número 41/2024, que trata do possível fechamento da Unidade de Radioterapia do Hospital Regional de Taguatinga (HRT). A Procuradora responsável pelo caso, Cláudia Fernanda de Oliveira Pereira, destacou os possíveis impactos negativos para os pacientes oncológicos que dependem do tratamento na rede pública de saúde do DF.

A radioterapia do HRT, inaugurada em 29 de setembro de 2020, é um centro de referência que realiza cerca de 500 sessões mensais, beneficiando um grande número de pacientes. A unidade passou recentemente por um processo de revitalização e a Secretaria de Saúde do Distrito Federal afirmou que está comprometida em continuar as melhorias no setor. Entre as iniciativas previstas está a atualização do Acelerador Linear, equipamento essencial para a radioterapia.

A situação tem gerado apreensão, principalmente entre os pacientes que realizam tratamento no local, já que a interrupção do serviço poderia significar longas esperas e deslocamentos para outras unidades de saúde.

Procurada por S&DS, a Secretaria de Saúde se manifestou por nota abaixo. 

“A Secretaria de Saúde informa que o serviço de Radioterapia do Hospital Regional de Taguatinga (HRT) foi inaugurado em 29/09/20. É um centro de tratamento radioterápico de referência que realiza, em média, 500 sessões mensais e encontra-se revitalizado.
A pasta trabalha para melhorias no setor, dentre elas, a atualização do Acelerador Linear do HRT.