19.5 C
Brasília
domingo, fevereiro 1, 2026
Início Destaques GDF suspende alvarás de construções da Arena do Centro Esportivo de Brasília

GDF suspende alvarás de construções da Arena do Centro Esportivo de Brasília

Ibaneis destina R$ 110 milhões para famílias darem de entrada na casa própria
Governador Ibaneis Rocha

O Governo do Distrito Federal (GDF) anunciou a suspensão dos alvarás de construção da arena destinada ao Centro Esportivo de Brasília, localizada no Setor de Áreas Isoladas Norte (SAI/Norte).

A medida foi oficializada pela Subsecretária da Central de Aprovação de Projetos da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEDUH) e está embasada em normas do Distrito Federal e na Constituição Federal.

A suspensão afeta os alvarás nº 530/2021, emitido em 29 de março de 2021, e nº 2039/2022, emitido em 21 de novembro de 2022. Ambos foram concedidos à Companhia Imobiliária de Brasília (TERRACAP), proprietária do terreno, e à Arena BSB SPE S/A, responsável pela concessão da construção.

De acordo com a SEDUH, a decisão foi tomada com base em uma solicitação formalizada no Memorando nº 25/2024, emitido pelo Gabinete da Secretaria. O processo é parte de um esforço para garantir que as construções em andamento no Distrito Federal sigam as normas legais e urbanísticas vigentes.

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, disse que não tinha conhecimento dessa obra e, ao tomar ciência, imediatamente determinou paralisar a construção.

Ainda não foram divulgados detalhes sobre os próximos passos para a retomada do projeto ou eventuais modificações necessárias para sua regularização. 

A suspensão temporária levanta questões sobre o impacto na cronologia de construção da arena e nos investimentos já realizados. Novas informações são aguardadas nos próximos dias.