24.5 C
Brasília
sexta-feira, janeiro 30, 2026
Início Destaques Manda Moraes que pode, obedece Musk que tem juízo

Manda Moraes que pode, obedece Musk que tem juízo

Manda Moraes que pode, obedece Musk que tem juízo
Elon Musk

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), deu um prazo de 24 horas para a rede social X, antiga Twitter, comprovar a legalidade da nova representação da empresa no Brasil. A decisão veio após a plataforma informar ao tribunal que os advogados André Zonaro Giacchetta e Sérgio Rosenthal seriam os responsáveis por sua representação legal no país.

Moraes determinou que a empresa, de propriedade do bilionário Elon Musk, apresente documentos que comprovem o registro dos advogados na Junta Comercial, formalizando sua nomeação como representantes oficiais.

“Não há comprovação de que as atividades da X Brasil Internet LTDA foram retomadas, nem da regularidade na constituição de seus novos representantes legais ou advogados”, afirmou o ministro em sua decisão.

Multa por descumprimento

Mais cedo, Moraes havia aplicado uma multa de R$ 5 milhões à rede social. A penalidade foi imposta após a empresa descumprir uma decisão anterior que suspendeu suas atividades no Brasil no mês passado. A suspensão ocorreu após o término de um prazo de 24 horas dado a Musk para que nomeasse um representante legal no país, medida confirmada pela Primeira Turma do STF.

No dia 17 de agosto, Elon Musk anunciou o fechamento do escritório da empresa no Brasil, após a rede social ter sido multada por se recusar a remover contas de investigados que publicaram conteúdos classificados como antidemocráticos.