Disputa milionária entre Lavebras Gestão de Têxteis SA e Lavanderia Hospitalar Acqua Flash Ltda por contrato do IGESDF

IGESDF abre novos processos seletivos para contratar profissionais: auxiliar de farmácia, enfermeiro hemodinamicista e médicos
IGES-DF

No epicentro de uma batalha jurídica, as empresas LAVEBRAS GESTÃO DE TÊXTEIS SA e Lavanderia Hospitalar Acqua Flash Ltda travam uma disputa acirrada por uma quantia substancial de R$ 74.843.550,00 (setenta e quatro milhões, oitocentos e quarenta e três mil quinhentos e cinquenta reais) do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IGES-DF). O embate teve início após decisões do Tribunal de Contas do DF (TCDF) referentes ao Contrato nº 493/2023, que envolve serviços em lavanderia hospitalar.

A DECISÃO Nº 5321/2023, emanada pelo TCDF, detalha o adiamento do contrato, instauração de representação, e medidas cautelares. O Despacho nº 695/2023 suspendeu a execução do contrato, enquanto o Despacho nº 713/2023, após agravo do IGESDF, afastou a medida cautelar, autorizando inspeção e determinando o envio de cópias às empresas envolvidas.

A representação da Lavanderia Hospitalar Acqua Flash Ltda, formulada ao TCDF, busca esclarecimentos sobre a regularidade dos preços praticados no contrato. Em resposta, a DECISÃO Nº 5321/2023 concede à empresa LAVEBRAS GESTÃO DE TÊXTEIS SA a oportunidade de se pronunciar.

A magnitude do montante em disputa e as complexidades envolvendo as medidas do TCDF destacam a relevância desse embate para a integridade e transparência nas contratações do setor de saúde no Distrito Federal. O desfecho dessa batalha judicial impactará diretamente as finanças e a imagem das empresas envolvidas, bem como a gestão do IGES-DF.

O cidadão poderá acompanhar mediante cadastramento no sistema TCDF-Push (www.tc.df.gov.br – Espaço do Cidadão – Acompanhamento por e-mail) o desfecho desta disputa.