Saúde, Educação e Segurança: nomeações serão avaliadas trimestralmente em razão da situação fiscal do DF

Saúde, Educação e Segurança: nomeações serão avaliadas trimestralmente em razão da situação fiscal do DF
Governadora em exercício Celina Leão
Ivan Rocha

Em uma entrevista exclusiva, na manhã de hoje (28), a governadora em exercício Celina Leão (PP) detalhou a estratégia para o chamamento de novos concursados nos próximos anos, fornecendo informações cruciais sobre as ações planejadas para reforçar os quadros do serviço público distrital. A entrevista serviu como um ponto central para esclarecer as complexidades e desafios envolvidos nesse processo.

A governadora começou abordando a importância da previsibilidade do orçamento para a execução eficiente de concursos públicos. Ela destacou que, embora a realização de concursos seja fundamental, o planejamento financeiro é um fator crítico, considerando a queda na arrecadação e a necessidade de manter as contas em dia.

“A previsão do orçamento é crucial para o sucesso do processo. Tivemos uma queda significativa na arrecadação, mas conseguimos equilibrar as contas no final do ano, garantindo que as finanças do Distrito Federal permaneçam estáveis”, afirmou a governadora.

Questionada sobre os setores prioritários para a convocação de novos servidores, Celina Leão mencionou a necessidade de avaliar trimestralmente, em conjunto com uma assessoria técnica, a situação fiscal do estado. Ela enfatizou que as nomeações serão feitas de maneira criteriosa, garantindo que haja a real demanda para os cargos abertos.

“A abertura de concursos é um processo caro, e é crucial realizar esse processo com responsabilidade fiscal. Queremos continuar nomeando novos servidores nos primeiros meses fiscais, mas de maneira sustentável, sem comprometer as finanças do estado”, ressaltou a governadora.

A entrevista forneceu uma visão clara da abordagem cautelosa da governadora em relação à contratação de novos funcionários públicos, alinhando-se a um planejamento financeiro estratégico para garantir a eficiência e a responsabilidade fiscal do governo estadual.