22.5 C
Brasília
sexta-feira, janeiro 30, 2026
Início Destaques Portaria estabelece valores de repasse para piso salarial de profissionais da saúde...

Portaria estabelece valores de repasse para piso salarial de profissionais da saúde no DF

Técnicos de enfermagem enfrentam a readaptação funcional como desafios de saúde na condições de trabalho
Gilney Guerra

A Portaria Nº 493, de 15 de dezembro de 2023, do Distrito Federal, reitera a importância da assistência financeira complementar da União para cumprir o piso salarial nacional de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, assim como parteiras. Esta medida se baseia em regulamentações anteriores, como a Portaria GM/MS nº 2.015, de 27 de novembro de 2023, que define valores para o mês de novembro, conforme estabelecido na Portaria de Consolidação GM/MS nº 06, de setembro de 2017. Tais determinações seguem diretrizes que visam a atualização mensal dos dados e estruturas remuneratórias, conforme especificado na Portaria GM/MS nº 1.135, de agosto de 2023, e nos procedimentos estabelecidos pela Portaria nº 385, de setembro de 2023, dentro do âmbito da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal e suas instituições.

Portaria detalha os valores de repasse da assistência financeira complementar da União destinada ao cumprimento do piso salarial nacional de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e parteiras do Distrito Federal, conforme estabelecido na PORTARIA GM/MS Nº 1.135, DE 16 DE AGOSTO DE 2023 e relatório extraído do INVESTSUS.

Portaria Estabelece Valores de Repasse para Piso Salarial de Profissionais da Saúde no Distrito Federal
Tabela> piso salarial nacional de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e parteira do DF

Art. 2º A Assistência Financeira Complementar transferida pela União não implica em aumento automático de outras parcelas ou vantagens remuneratórias e não será incorporada aos vencimentos básicos ou às remunerações dos profissionais contemplados.
Art. 3º O piso nacional dos profissionais será cumprido por meio do repasse de Assistência Financeira Complementar da União, de valor variável individualmente a cada profissional e determinado a partir da diferença entre o piso legal e a soma do vencimento básico com todas as parcelas remuneratórias fixas, gerais e permanentes, conforme Portaria GM/MS nº
1.135, de 16 de agosto de 2023 e suas alterações.
Art. Os valores repassados a título de Assistência Financeira pela União, serão destacados no contracheque dos profissionais com rubrica específica: ASSISTÊNCIA FINANCEIRA COMPLEMENTAR DA UNIÃO.
Art. 5º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.