Telefone e WhatsApp da delegacia de repressão a crimes contra animais

Crimes contra animais

A população de Brasília celebra um marco inovador na proteção animal, com a inauguração da primeira Delegacia de Repressão aos Crimes Contra os Animais do Brasil. Essa iniciativa pioneira estabelece uma estrutura física e equipe exclusiva dedicada à investigação e combate a crimes contra os animais. A medida é um passo crucial para assegurar direitos, coibir maus-tratos e ampliar a responsabilização por abusos.

A capital federal se alinha a Aracaju, em Sergipe, que já havia inaugurado a Delegacia de Proteção Animal e Meio Ambiente em junho de 2021. Na terça-feira (22), o governo do Distrito Federal, em colaboração com a Polícia Civil, criou essa unidade especializada para enfrentar crimes que envolvam crueldade, negligência, abandono e maus-tratos contra animais, tanto domésticos como silvestres.

Localizada no Complexo da Polícia Civil, próximo ao Parque da Cidade e ao Sudoeste, a nova delegacia já está operacional. Sua equipe policial exclusiva, composta por seis servidores, inclui um delegado, um escrivão e quatro agentes. A previsão é aumentar o quadro para 11 servidores, fortalecendo ainda mais a capacidade investigativa.

O delegado-geral da Polícia Civil, Robson Cândido, salientou a importância da nova delegacia para a sociedade. A criação da unidade é uma resposta direta à crescente preocupação pública sobre ocorrências de maus-tratos e crueldade contra animais. Entidades protetoras dos animais acolhem positivamente essa iniciativa, ansiosas por uma ação mais rigorosa contra agressores e pela proteção dos indefesos.

Regina Corvello, da ONG SOS Pets Brasil, ressalta a urgência de enfrentar o abandono e maus-tratos frequentemente encontrados nas ruas. A criação dessa delegacia especializada traz um novo horizonte, entendendo a complexidade das situações de violência contra animais e seu impacto físico e comportamental. Essa medida não apenas coíbe os crimes, mas também promove uma mudança cultural em prol do bem-estar animal.

Elaine Monteiro Mariz Campos, protetora independente de animais e artista plástica, destaca a importância adicional da delegacia para a segurança dos protetores. Além de reprimir crimes e investigar abusos, a atuação policial proporciona um escudo para os defensores dos animais em momentos de risco. Com a autoridade policial por trás, o trabalho vital dos protetores é apoiado, garantindo um ambiente mais seguro.

Para denunciar e contribuir no combate aos crimes contra animais no Distrito Federal, diversas opções estão disponíveis, incluindo o Denúncia Online, o telefone 197, mensagens de texto e fotos pelo WhatsApp (61) 98626-1197 e e-mail. O anonimato é respeitado, incentivando a participação ativa na proteção dos animais vulneráveis.