O enfermeiro Alberto Rodrigues da Silva está sendo investigado pela morte de uma mulher durante uma cirurgia plástica realizada em um hospital público do Maranhão. A polícia descobriu que ele também é alvo de um inquérito por exercício ilegal da medicina em outro caso.

Enfermeiro investigado por morte em cirurgia plástica é alvo de inquérito por exercício ilegal da medicina.
O enfermeiro Alberto Rodrigues da Silva
O enfermeiro Alberto Rodrigues da Silva está sendo investigado pela morte de uma mulher durante uma cirurgia plástica realizada em um hospital público do Maranhão. A polícia descobriu que ele também é alvo de um inquérito por exercício ilegal da medicina em outro caso.
A esteticista Erinalva de Jesus Dias

As investigações revelaram que Alberto atuava no Hospital Municipal de Turiaçu utilizando o nome fictício de “Dr. Guilherme”. Sob essa identidade, ele realizou uma histerectomia, procedimento de remoção do útero, em uma paciente. No entanto, a paciente enfrentou complicações, incluindo vazamento de urina na vagina, o que a levou a passar por uma segunda cirurgia com o suposto médico. Mesmo após a reparação, as complicações persistiram, e a paciente precisou fazer exames em São Luís, onde foi constatada uma lesão na bexiga.

Devido a essas complicações, a paciente teve que passar por uma nova cirurgia no Hospital Universitário em São Luís, mas até o momento ela continua sofrendo as consequências dos procedimentos realizados pelo falso médico.

Durante as investigações, a Polícia Civil descobriu que Alberto usava um registro profissional com o nome de um médico real chamado Guilherme, mas havia substituído a foto pela sua própria. Embora não tenha sido preso em flagrante, Alberto foi indiciado pela prática ilegal da medicina, e o processo está em andamento na Justiça. Uma audiência estava marcada para o dia 6 de junho, porém o enfermeiro não compareceu.

Morte de Erinalva durante cirurgia plástica

No caso mais recente, ocorrido em 31 de maio, Alberto teria realizado uma cirurgia plástica que resultou na morte da esteticista Erinalva de Jesus Dias, de 37 anos. A operação ocorreu dentro do Hospital Municipal da cidade de Lago dos Rodrigues, a 324,8 km de São Luís.

Segundo relatos da família, Erinalva informou que passaria por uma cirurgia para a remoção de uma das trompas. No entanto, devido a complicações durante o procedimento, ela foi encaminhada ao Hospital Regional Dra. Laura Vasconcelos, na cidade de Bacabal, a cerca de 80 km de Lago dos Rodrigues. Foi nesse hospital que um médico constatou que Erinalva havia passado, na verdade, por uma abdominoplastia, um procedimento para a remoção de excesso de pele e gordura do abdômen.

A mãe de Erinalva, Carmelita de Jesus da Silva, desabafou, dizendo que não se conformará enquanto não houver justiça para a filha. O viúvo de Erinalva, Idelvane Santos, também exigiu que Alberto seja responsabilizado para evitar que outras famílias passem pelo mesmo sofrimento.

A direção do hospital e os profissionais de plantão durante o incidente já prestaram depoimento à Polícia Civil, afirmando não ter conhecimento de que o enfermeiro estivesse realizando o procedimento.

A investigação policial agora busca esclarecer como o enfermeiro teve acesso ao centro cirúrgico do hospital mesmo estando de folga.

O corpo de Erinalva de Jesus Dias foi levado para Timon, onde será realizado um exame cadavérico para determinar as causas de sua morte. Enquanto isso, Alberto ainda será interrogado sobre o caso envolvendo Erinalva.

Em nota oficial, a Prefeitura de Lago dos Rodrigues afirmou não ter conhecimento do procedimento realizado por Alberto, assim como a equipe médica de plantão, e já rescindiu o contrato com o enfermeiro. A prefeitura instaurou um procedimento administrativo para investigar o ocorrido e ressaltou que se trata de “uma ocorrência isolada”.

Questionada sobre a contratação de um enfermeiro investigado por exercício ilegal da medicina desde 2022 em Turiaçu, a Prefeitura de Lago dos Rodrigues respondeu que não tinha conhecimento desse caso.

Até o momento, a defesa de Alberto Rodrigues não foi encontrada para comentar as acusações da Polícia Civil e a investigação em Turiaçu.

O caso tem gerado indignação e revolta, tanto por parte das famílias das vítimas quanto da população local, que exige justiça e medidas para evitar a repetição de situações semelhantes no futuro. A investigação policial continua em andamento, e espera-se que as autoridades responsáveis tomem as medidas cabíveis para responsabilizar os envolvidos.