Os parlamentares congressistas do DF resolveram, nesta quinta-feira (02), se manifestar por meio de uma Nota Pública, defendendo o retorno do governador Ibaneis Rocha (MDB), afastado por uma decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, após os atos violentos do último dia 8 de janeiro, na Sede dos Três Poderes.

A convocação dos congressistas partiu da iniciativa do senador Izalci Lucas (PSDB-DF).

No entendimento da bancada do DF, no Congresso Nacional, Brasília já está em plena normalidade, com o fim da intervenção federal na Segurança Pública da Capital, e não deve seguir sozinha pagando um alto preço referente aos ataques contra as instituições democráticas.

Para o experiente deputado federal Alberto Fraga (PL), não houve nenhum pedido de afastamento de quem investiga ou do Ministério Público. “Foi uma canetada de forma monocrática do ministro Alexandre de Moraes. Isso precisa ser revisto. O afastamento é ilegal”.

Izalci disse que está na hora da bancada se manifestar pelo retorno de Ibaneis Rocha ao governo, pois foi eleito pela vontade do povo do DF.

“Vamos propor no grupo, a possibilidade de a gente fazer uma nota solicitando o retorno do governador Ibaneis, já que não tem sentido algum ter sido afastado por uma canetada”, ressaltou Lucas.

Participaram do encontro, os deputados Alberto Fraga, Bia Kicis, Paulo Fernando, Reginaldo Veras, a senadora Leila Barros, o presidente da Câmara Legislativa, Wellington Luiz, o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar e o diretor-geral da Polícia Civil do DF, Robson Cândido.