Uma idosa recebe uma dose da vacina Covid-19 em uma clínica em 12 de dezembro de 2022 em Hohhot, Região Autônoma da Mongólia Interior da China.
    Uma idosa recebe uma dose da vacina Covid-19 em uma clínica em 12 de dezembro de 2022 em Hohhot, Região Autônoma da Mongólia Interior da China. Ding Genhou | Grupo Visual China | Getty Images

    A China disse no sábado (14) que quase 60.000 pessoas com COVID-19 morreram no hospital desde que abandonou sua política de COVID-zero no mês passado, um grande aumento em relação aos números relatados anteriormente, após críticas globais aos dados de coronavírus do país.

    No início de dezembro, Pequim desmantelou abruptamente seu rigoroso regime antivírus de três anos de testes frequentes, restrições de viagens e bloqueios em massa após protestos generalizados no final de novembro, e os casos aumentaram desde então em todo o país de 1,4 bilhão.

    Um oficial de saúde disse no sábado que a febre de COVID e as hospitalizações de emergência atingiram o pico e o número de pacientes hospitalizados continuava diminuindo.

    Entre 8 de dezembro e 12 de janeiro, o número de mortes relacionadas ao COVID em hospitais chineses totalizou 59.938, disse Jiao Yahui, chefe do Bureau de Administração Médica da Comissão Nacional de Saúde (NHC), em uma coletiva de imprensa.

    Dessas mortes, 5.503 foram causadas por insuficiência respiratória devido ao COVID e o restante resultou de uma combinação de COVID e outras doenças, disse ela.

    Embora especialistas internacionais em saúde tenham previsto pelo menos 1 milhão de mortes relacionadas ao COVID este ano, a China havia relatado anteriormente pouco mais de 5.000 mortes desde o início da pandemia, uma das taxas de mortalidade mais baixas do mundo.

    As autoridades relataram cinco ou menos mortes por dia no mês passado – números inconsistentes com as longas filas vistas em funerárias e sacos de cadáveres saindo de hospitais lotados.

    A Organização Mundial da Saúde disse esta semana que a China estava subnotificando fortemente as mortes por COVID, embora agora estivesse fornecendo mais informações sobre seu surto.

    A agência da ONU não comentou imediatamente no sábado.

    A China, que divulgou pela última vez os números diários de mortes por COVID na segunda-feira, defendeu repetidamente a veracidade de seus dados sobre a doença.

    No sábado, Jiao disse que a China divide as mortes relacionadas ao COVID entre as de insuficiência respiratória devido à infecção por coronavírus e as de doenças subjacentes combinadas com a infecção por coronavírus.

    “O padrão está basicamente alinhado com os adotados pela Organização Mundial da Saúde e outros grandes países”, disse ela.

    No mês passado, um especialista em saúde chinês em uma coletiva de imprensa do governo disse que apenas mortes causadas por pneumonia e insuficiência respiratória após contrair COVID seriam classificadas como mortes por COVID. Ataques cardíacos ou doenças cardiovasculares que causam a morte de pessoas infectadas não receberiam essa classificação.

    Yanzhong Huang, membro sênior de saúde global do Conselho de Relações Exteriores em Nova York, disse que o aumento de dez vezes nas mortes anunciado no sábado sugere que a reversão da política COVID da China “está realmente associada a” um aumento acentuado de casos graves e mortes, especialmente entre pessoas mais velhas.

    No entanto, disse ele, não está claro se os novos dados refletem com precisão as fatalidades reais porque os médicos são desencorajados a relatar mortes relacionadas ao COVID e os números incluem apenas mortes em hospitais.

    “No campo, por exemplo, muitos idosos morreram em casa, mas não foram testados para a Covid por falta de acesso aos kits de teste ou por falta de vontade de fazer o teste”, disse.

    ‘Tendência de declínio’

    Jiao, o oficial de saúde chinês, disse que o número de pacientes que precisam de tratamento de emergência está diminuindo e a parcela de pacientes em clínicas de febre que deram positivo para COVID-19 também está caindo constantemente. O número de casos graves também atingiu o pico, acrescentou ela, embora permaneça em um nível alto e os pacientes sejam em sua maioria idosos.

    As autoridades disseram que a China fortalecerá o fornecimento de medicamentos e equipamentos médicos nas áreas rurais e fortalecerá o treinamento da equipe médica da linha de frente nessas regiões.

    “O número de visitantes de clínicas de febre geralmente está em tendência de declínio após o pico, tanto nas cidades quanto nas áreas rurais”, disse Jiao.

    Um aumento acentuado nas viagens antes do feriado do Ano Novo Lunar, quando centenas de milhões voltam para casa das cidades para pequenas cidades e áreas rurais, alimentou a preocupação de que isso trará um aumento de casos durante uma celebração que começa em 21 de janeiro.

    Esta semana, a OMS alertou para os riscos decorrentes das viagens de férias. A China reabriu suas fronteiras em 8 de janeiro.

    Apesar das preocupações com infecções, o volume de passageiros aéreos na China se recuperou para 63% dos níveis de 2019 desde que a temporada anual de viagens começou em 7 de janeiro, disse o regulador do setor na sexta-feira.

    O ministério dos transportes previu que os volumes de tráfego de passageiros saltariam 99,5% no ano durante a migração do festival, que vai até 15 de fevereiro, ou uma recuperação para 70,3% dos níveis de 2019.

    No centro chinês de jogos de azar de Macau, os 46.000 viajantes diários de sexta-feira foram o número mais alto desde o início da pandemia, a maioria do continente, disse o governo da cidade. Ele espera um boom do Festival da Primavera no turismo.