Por Danica Jefferies

As escolas estão intensificando os programas de treinamento para ensinar terapeutas e outros profissionais como administrar psicodélicos com segurança aos pacientes.

Os psicodélicos estão ganhando força como terapias potenciais para certas condições de saúde mental e podem em breve ser prescritos por médicos em alguns estados. À medida que os ensaios clínicos com psicodélicos continuam e os esforços de legalização ganham vitória após vitória, as escolas estão intensificando os esforços para treinar os terapeutas e profissionais que os administrarão.

A administração de psicodélicos pode ser uma experiência de um dia inteiro, na qual o paciente é constantemente monitorado por profissionais treinados. Ibrahim Rayintakath para NBC News

A terapia psicodélica não é tão simples quanto preencher uma receita e tomar um comprimido em casa. Em vez disso, a administração de psicodélicos – como a psilocibina, o composto dos “cogumelos mágicos”, entre outros – pode ser uma experiência de um dia inteiro, em que o paciente é constantemente monitorado por profissionais treinados.

Janis Phelps está na linha de frente do treinamento desses praticantes. Psicóloga clínica, ela fundou e agora lidera o primeiro programa de treinamento em terapia psicodélica credenciado nos EUA no California Institute of Integral Studies. A universidade de San Francisco abriu suas portas em 1968 e oferece cursos de psicologia, aconselhamento, espiritualidade e medicina oriental.

O CIIS treinou cerca de 800 alunos no programa psicodélico desde 2016, disse Phelps. E com a receptividade em relação aos psicodélicos crescendo, mais praticantes estão buscando instrução. O programa triplicou de tamanho depois de se expandir para adicionar um local de treinamento em Boston no ano passado, disse ela.

Phelps estima que serão necessários pelo menos 8.000 terapeutas recém-formados na próxima década.

“Decidimos que precisávamos de tantos terapeutas treinados, e há tão poucas pessoas no planeta que sabem como usar isso de forma eficaz, que começamos a treinar pessoas antes mesmo de ser legal usar, a menos que você estivesse em um estudo de pesquisa”, disse Phelps.

O programa de terapia psicodélica envolve 150 horas de instrução e várias sessões de treinamento presenciais. Muitos alunos são terapeutas, psiquiatras e médicos licenciados. Assistentes sociais, nutricionistas, clérigos ordenados e pessoas em outras ocupações não médicas também podem se candidatar.

Universidades incluindo CIIS, disse Phelps, ensinam os métodos usados ​​nos ensaios clínicos para administrar psicodélicos e monitorar os participantes – protocolos que são aprovados pela Food and Drug Administration.

Além de monitorar os pacientes durante toda a viagem em relação a quaisquer questões de segurança, os alunos também são ensinados a apoiar e validar as emoções que surgem durante a experiência, em vez de tentar direcionar a experiência do paciente por conta própria, disse a Dra. Anne St. médico de cuidados primários que estava entre os primeiros profissionais credenciados pelo CIIS e agora lidera o local de treinamento de Boston. Ao contrário da psicoterapia, disse ela, os pacientes são encorajados a processar seus pensamentos em silêncio, enquanto o terapeuta observa. Quando necessário ou solicitado, o terapeuta assumirá um papel mais ativo conversando com seu paciente, tranquilizando-o ou segurando sua mão com consentimento.

Um problema, no entanto, é que fora do uso aprovado em ensaios clínicos, os psicodélicos permanecem ilegais no nível federal. Isso significa que os alunos do CIIS são treinados para facilitar sessões psicodélicas seguras sem as drogas em mãos.

Na ausência de drogas psicodélicas, os alunos do CIIS aprendem a chamada Respiração Holotrópica , um exercício respiratório desenvolvido por um psiquiatra na década de 1970 que, de acordo com o graduado do CIIS, Dr. Yvan Beaussant, médico de cuidados paliativos do Dana-Farber Cancer Institute de Harvard, “envolve música e técnicas de respiração como um meio de induzir um estado psicodélico”. Uma revisão de 2018 publicada na Frontiers in Human Neuroscience levantou a hipótese de que a respiração pode alterar a atividade na mesma rede do cérebro associada ao sono, meditação e psicodélicos.

A partir de janeiro, os graduados do CIIS poderão se inscrever para praticar no Oregon, o primeiro estado que legalizou as sessões supervisionadas de psilocibina. Os facilitadores devem concluir um programa de treinamento aprovado , como o oferecido pelo CIIS, passar em um exame e pagar taxas de licenciamento . E os centros licenciados no estado acabarão servindo como um campo de treinamento experimental para futuros alunos.

As autoridades do Oregon esperam que o estado “demonstre que podemos fazer isso com segurança e realmente ajudar as pessoas com sua cura e bem-estar – e promover mais opções para pessoas que desejam uma opção diferente”, disse Angela Allbee, gerente de seção do Oregon Psilocybin Services .

Então, por que o crescente interesse no uso de drogas psicodélicas para a saúde mental?

O governo federal considerou os psicodélicos drogas de abuso com “ nenhum uso médico atualmente aceito ” por meio século. Mas na década de 1950, os psicodélicos chamaram a atenção do mundo médico. Pesquisas iniciais sugeriram que alguns alucinógenos, no ambiente certo, poderiam aumentar a empatia no trabalho terapêutico e eram eficazes no tratamento de uma variedade de condições de saúde mental intratáveis, incluindo o alcoolismo.

Os estudos foram interrompidos na década de 1970, depois que os psicodélicos desenvolveram uma reputação de drogas recreativas perigosas. Mas os cientistas da Universidade Johns Hopkins e da Universidade de Nova York mergulharam de volta em seu potencial médico no final dos anos 2000, lançando um renascimento na pesquisa psicodélica .

Em 2017, o FDA designou o MDMA – também conhecido como ecstasy e molly – como uma “ terapia inovadora ” por seu potencial para tratar o transtorno de estresse pós-traumático de forma mais eficaz do que as opções existentes. Dos 12 milhões de adultos nos EUA que têm PTSD em um determinado ano, 5 em 10 respondem à psicoterapia e estima-se que 4 em 10 alcancem a remissão usando apenas medicação, de acordo com o Departamento de Assuntos de Veteranos dos EUA.

Um ensaio clínico conduzido pela Associação Multidisciplinar de Estudos Psicodélicos, uma organização sem fins lucrativos que arrecada dinheiro para pesquisas psicodélicas, descobriu que a psicoterapia com MDMA era duas vezes mais eficaz no tratamento de TEPT , em comparação com a psicoterapia sozinha. O grupo terminou de coletar dados para seu segundo teste de Fase 3 – um estágio avançado de teste de drogas que o compara aos tratamentos existentes – em novembro. Em 2023, espera-se que a MAPS envie seus dados ao FDA para revisão para possível aprovação.

Vários outros ensaios clínicos encontraram usos terapêuticos para outro psicodélico, a psilocibina. Um estudo recente do NYU Langone Center for Psychedelic Medicine descobriu que duas doses de psilocibina, combinadas com terapia, ajudaram a reduzir o consumo de álcool por oito meses em pessoas com transtorno de uso de álcool. Outro descobriu que a psilocibina ajudou pacientes com câncer a se sentirem menos angustiados com sua condição. Um grande ensaio clínico está programado para começar no final do mês, estudando se a psilocibina pode tratar a depressão quando outras abordagens falharam.

Ligue, sintonize, caia fora?

O tratamento com drogas psicodélicas não é tão simples quanto dar um comprimido para o paciente tomar em casa, e não é para qualquer um. Os psicodélicos podem induzir profundas distorções visuais e sensoriais, bem como experiências emocionalmente desafiadoras para os pacientes. As interações medicamentosas prejudiciais também podem ocorrer quando o usuário está tomando certos medicamentos, portanto, os pacientes em ensaios clínicos são examinados antes de começar.

Meia dúzia de terapeutas com treinamento psicodélico que falaram com a NBC News disseram que o desenrolar de uma viagem depende muito do “set and setting” – a mentalidade com a qual o paciente inicia o tratamento e o ambiente físico em que estão. óculos escuros e fones de ouvido em um espaço projetado para parecer mais um covil aconchegante do que um quarto de hospital durante a sessão de drogas.

Uma sessão com MDMA ou psilocibina pode durar até oito horas, durante as quais o paciente pode revisitar acontecimentos e emoções com o apoio do terapeuta. Em ensaios clínicos, os terapeutas também trabalham com os participantes por algumas sessões antes de tomar o medicamento e por várias depois para processar a experiência.

A experiência “estranhamente ressoa de uma maneira única e significativa para a maioria das pessoas”, disse Beaussant, do Dana-Farber Cancer Institute, que está pesquisando a psilocibina para aliviar o sofrimento do fim da vida. “Normalmente, as pessoas são capazes de comunicar melhor as áreas de sua psique que parecem não resolvidas e de processar traumas ou luto.”

Uma longa viagem pela frente

Como o maior ensaio clínico da psilocibina até o momento está marcado para começar este mês, vários estados tentaram relaxar as restrições em torno dessa substância em particular. Os eleitores do Oregon aprovaram uma medida legalizando o uso supervisionado de psilocibina por adultos em 2020. E em novembro, o Colorado se tornou o segundo estado a fazê-lo.

Mas muitas das letras miúdas de como e quais pacientes poderão acessar a terapia psicodélica e para quais condições serão decididas pelo FDA.

Uma carta de maio do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA indicou que o governo Biden está considerando estabelecer uma força-tarefa federal para lidar com as complexidades da aprovação de drogas psicodélicas. E grupos emitidos pelo estado em Oregon e Colorado têm a tarefa de navegar pelos detalhes de licenciamento, dosagem e outros protocolos.

Kevin Franciotti, um conselheiro licenciado em Denver que é treinado no uso off-label de cetamina para psicoterapia, disse que a crescente demanda por terapias psicodélicas é uma faca de dois gumes.

“Os pacientes ficarão muito entusiasmados com isso e, de repente, muito desapontados e frustrados porque pode haver uma falta substancial de profissionais qualificados fora das grandes cidades”, acrescentou.

Franciotti apoiou a medida de legalização da psilocibina no Colorado, dizendo à NBC News que esta era a chance do estado de fornecer a seus residentes opções alternativas de tratamento e recuar contra a política de drogas existente.

Com a atenção renovada para os psicodélicos na medicina, alguns profissionais de saúde mental estão questionando como os regulamentos de drogas, que ainda tornam os psicodélicos ilegais no nível federal, afetam a pesquisa.

“Existem muitos psicodélicos por aí e ninguém os está pesquisando” por causa das restrições federais, disse o Dr. Franklin King IV, psiquiatra de emergência e diretor de treinamento do Centro de Neurociência de Psicodélicos do Hospital Geral de Massachusetts. “É difícil estudar e obter a aprovação do FDA para medicamentos com dados de segurança limitados, então os obstáculos são altos, mesmo para a psilocibina.”

“A legalização é repetidamente o maior obstáculo em todas as pesquisas de psicodélicos”, disse King, acrescentando que muitas vezes pode ser mais fácil obter financiamento para estudar outras drogas psicoativas que vêm com danos conhecidos, como opióides, do que obter financiamento para psicodélicos. “Os psicodélicos não vão apagar ou substituir todos esses outros tratamentos que temos, mas há uma enorme utilidade para eles e uma enorme demanda”.