Vidros da 5ª Delegacia de Polícia foram quebrados durante atos de vandalismo. Foto: Reprodução
Botijões de gás são encontrados em diversos pontos das ruas onde ocorreram os atos de vandalismo na Capital Federal — Foto: Reprodução

Os Yellow bloc (bolsonaristas de amarelo) tentaram invadir a sede da Polícia Federal, quebraram parte da vidraça da 5ª Delegacia de Polícia, na Asa Norte e botijões de gás foram espalhados pelo Distrito Federal; nesta terça, 13, o transporte público teve atrasos e a Esplanada dos Ministérios e Praça dos Três Poderes ainda seguem fechadas. Atos começaram na noite de segunda-feira (12), na Capital Federal.

O Corpo de Bombeiros afirma que oito carros e cinco ônibus foram queimados durante os atos de vandalismo deflagrados por bolsonaristas vestidos de amarelo, em menção à bandeira nacional no centro de Brasília.

Na manhã desta terça-feira (13), havia bloqueios na Praça dos Três Poderes e nas proximidades do Setor Hoteleiro Norte e da sede da Polícia Federal.

Os atos começaram na frente da PF, na Asa Norte, por volta de 19h30, após o cumprimento de um mandado de prisão temporária contra o indígena José Acácio Tserere Xavante, apoiador de Bolsonaro;A prisão do indígena aconteceu por determinação do STF e atendeu a um pedido da Procuradoria-Geral da República;A PGR e o STF afirmam que o Tserere é investigado por participar de atos antidemocráticos e reunir pessoas para cometer crimes; a PF diz que o preso está acompanhado de advogados e que as formalidades relativas à prisão “estão sendo adotadas nos termos da lei”.

A Polícia Militar foi chamada e entrou em confronto com os manifestantes. O hotel e as áreas próximas onde o presidente eleito, Lula, está hospedado teve a vigilância e monitoramento reforçados por equipes da PMDF.