Caso ocorreu em 2021, no hospital particular – Maternidade Brasília no QMSW Quadra 4, Sudoeste, a família acusa o obstetra Shakespeare Novaes Cavalcante de Melo de negligência.

Shakespeare Novaes Cavalcante Melo. Ginecologia e Obstetrícia

Após a divulgação do caso do bebê Bernardo que sofreu traumatismo craniano depois que o médico inseriu o dispositivo, conhecido como “vácuo extrator“, para tentar retirá-lo do útero da mãe, outras 13 famílias também se manifestaram contra Shakespeare Novaes Cavalcante de Melo. O obstetra está afastado da maternidade onde trabalhava e informou que está à disposição para esclarecimentos.

O processo corre em sigilo. Em nota, o médico Shakespeare Novaes Cavalcante de Melo disse que desconhece as novas denúncias e que segue à disposição para prestar esclarecimentos. Ele foi denunciado pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) por homicídio culposo pela morte do bebê Bernardo e os demais seguem em investigação. 

Segundo o Ministério Público, houve negligência na atuação do profissional. A investigação apontou que o recém-nascido sofreu traumatismo craniano depois que o médico inseriu um dispositivo conhecido como “vácuo extrator”, para tirá-lo do útero da mãe. A família afirma que o parto foi “assustador”.

“Orgulho é o que sinto pela minha profissão!! Trio Dr Shakespeare ,Kissiane enfermeira Obstétrica !!! Apaixonada por Antônio Luiz ,,,chegou ao mundo com saúde !!! Super a favor do parto humanizado !!! Mayara só orgulho!!!” Shakespeare Novaes em rede social.

Por outro lado, em suas redes sociais, o obstetra é muito elogiado por suas pacientes. “Um profissional que trabalha com amor e dedicação” afirma Lucivania Ferreira. A ele resta o princípio do contraditório e ampla defesa.