Ibaneis comemora mais de mil obras realizadas em 3 anos

Por: Redação

A Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) celebrou, na noite de quinta-feira (25) durante confraternização no Lago Sul, os números positivos do relatório prévio das ações referentes ao período de 2019 a 2021, os três primeiros anos do governo Ibaneis Rocha. “Apesar dos pesares da pandemia, esse foi um ano de glória. Fizemos muito. As realizações da Novacap foram dignas de registro e quero dividi-las com todos os presentes”, declarou o presidente da empresa Fernando Leite.

Governador Ibaneis Rocha e o presidente da Novacap, Fernando Leite, comemoram os números expressivos de obras realizadas no DF desde o começo do governo  | Foto: Renato Alves / Agência Brasília

Ao todo, entre 2019 e 2021, a empresa executou 1.002 obras nas diretorias de Urbanização e Edificações. “Se você der uma volta na cidade, vai ver como ela está bonita. Esse foi um ano de trabalho, suor e muita integração. Estamos fazendo um grande trabalho para modernizar a empresa. Também queremos chegar mais perto, abraçar o cidadão”, afirmou.

O governador Ibaneis Rocha, que esteve entre os presentes, concordou e destacou a atuação da Novacap e dos demais órgãos para garantir melhorias ao DF.

“A gente anda pela cidade e sente o clima de harmonia, de obras, do astral elevado. Estamos nos aproximando do final do ano, em que pese a pandemia e a quantidade de pessoas que perdemos para a covid, nós temos muito a comemorar dentro do Distrito Federal. A cidade está em pleno movimento, as coisas estão acontecendo. É assim que vamos continuar até o fim do nosso mandato”, garantiu.

Execução

Na área da Diretoria de Edificações, a companhia entregou nove UBS, três hospitais de campanha, três hospitais, cinco feiras, 15 creches, 200 Pontos de Encontro Comunitário (PEC)  | Foto: Geovana Albuquerque / Agência Brasília

O presidente da Novacap fez questão de citar trabalhos importantes da companhia que beneficiaram a população desde 2019. Na área da Diretoria de Edificações, a companhia entregou nove UBS, três hospitais de campanha, três hospitais, cinco feiras, 15 creches, 200 Pontos de Encontro Comunitário (PEC), 100 parquinhos, 100 quadras esportivas, uma escola, duas pontes, 13 tesourinhas e deu início aos trabalhos do Hospital Oncológico. Mais obras ainda estão em andamento.

Números superlativos

O órgão efetuou ações que impactam o cotidiano dos moradores da capital, como 293.230,45 metros quadrados de pavimentação asfáltica, 583.882,36 metros quadrados de recapeamento asfáltico, 270 quilômetros de calçadas, a produção de 111.486,92 toneladas de massa asfáltica na usina própria da empresa, 1.500 metros de ampliação de rede de drenagem, 300 mil intervenções de podas e mais de 90 mil árvores plantadas.

“Esse é um número relevante [a quantidade de obras]. Para o [próximo] ano, pretendemos fazer cerca de 500 obras. Temos hoje 109 processos licitatórios de contratação de obras em andamento e 40 processos já licitados aguardando análises técnicas”, anunciou Fernando Leite sobre o planejamento para 2022. Nos últimos três anos, a Novacap licitou 314 contratos, que resultaram num investimento de R$ 442.308.436,82.

Integração

Uma das características da gestão do governador Ibaneis Rocha é o trabalho integrado dos órgãos vinculados ao GDF. A Novacap é uma das autarquias com mais participação transversal. “A Novacap funciona como o braço do governo. É a empresa que cuida da nossa cidade”, avaliou o secretário de Governo m, José Humberto Pires.

Ao todo, treze tesourinhas foram restauradas no Plano Piloto | Foto: Lúcio Bernardo Jr. / Agência Brasília

Entre os exemplos de trabalhos em conjunto estão as ações do GDF Presente, RENOVADF e Cidade Sempre Viva, programas que atendem as demandas dos moradores das regiões administrativas que compõem o DF, com ações básicas de construção civil.

O secretário destacou ainda o ano de trabalho da companhia, que desenvolveu obras nas áreas de edificações e urbanização garantindo a conservação da cidade e auxiliando na parte estratégica do desenvolvimento de Brasília.

“A Novacap tem um papel fundamental no governo. Porque faz projetos, fiscaliza e executa a maioria das obras, que vão desde a revitalização até a construção de novos espaços e faz ações emergências que precisamos corrigir na cidade”, completou.

O diretor geral do DER, Fauzi Nacfur Junior, também falou da importância da integração entre os órgãos. “Quando a gente soma os esforços, os equipamentos e os insumos, só pode dar o resultado que está dando hoje. A cidade está numa situação muito melhor do que pegamos. Temos certeza que será ainda melhor no ano que vem”, definiu.

Para Fauzi, os serviços da Novacap de restauração, recuperação de pavimento, tapa buraco e rede de água fluvial servem como prevenção, evitando danos maiores. O diretor geral citou os trabalhos de drenagem em Vicente Pires. “Acabou a lama, a poeira, a água em enxurrada. Em Vicente Pires, as pessoas [agora] têm dignidade e uma condição melhor. Esse é um exemplo da junção desses dois órgãos”, completou.

Comentários