02 de Julho de 2019

Foto publicada em: https://drauziovarella.uol.com.br/wp-content/uploads/2014/09/glicemia-e1550686715676.jpg

Com a notícia de que o SUS passa a oferecer uma cirurgia para curar diabetes realizada pela primeira vez no Hospital Regional da Asa Norte (Hran) na manhã desta terça-feira (25/6), surgiram várias perguntas acerca do procedimento, a quem se destina, como ter acesso e qual a eficácia do mesmo. Essa matéria tem a finalidade de responder a essas perguntas.

A cirurgia metabólica é um procedimento relativamente novo e seguro que é indicado para pessoas com Diabetes tipo 2 e obesidade – com IMC acima de 30 – que não estejam conseguindo obter sucesso no controle da glicemia e das doenças associadas à obesidade por meio de medicação, dieta e exercícios. A cirurgia metabólica, cujo procedimento é semelhante ao da cirurgia bariátrica, se presta ao tratamento da diabetes tipo 2, além da hipertensão, colesterol e triglicérides alterados, esteatose hepática (gordura no fígado), esofagite e apneia do sono.

Nesse procedimento parte do estômago e do intestino delgado são retirados, reduzindo substancialmente a absorção de alimentos, a vontade de comer e a secreção de hormônios associados à fome e à digestão. Os índices de cura após o procedimento estão em torno de 95% dos casos após a cirurgia.

Essa cirurgia ganha importância quando se considera que no Brasil existem 14 milhões de pessoas com Diabetes tipo 2 e que esse número tende a aumentar com o passar dos anos. Ainda deve-se levar em conta que o índice de mortalidade do Diabetes tipo 2 é maior que o do Diabetes tipo 1 e, portanto, a disponibilização desse procedimento é fundamental para a melhoria da qualidade de vida e dos índices de morbi-mortalidade dos brasileiros.