Cinco bebês morreram no Hospital Regional de Ceilândia (HRC). A secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal informou por meio de nota, nesta segunda-feira, que em dois foram confirmadas a presença da bactéria Serratia.


Segundoo hospital, outro recém-nascido morreu por causas ainda desconhecidas e dois por problemas alheios a bactéria. Informou também que outras duas crianças estão em observação, com diagnóstico confirmado da bactéria Serratia. Um outro bebê apresentou uma infecção ainda desconhecida.

Asgestantes estão sendo encaminhadas para outros hospitais da rede, em face da presença da bactéria na unidade.

Partos de emergência são feitos na unidade, mas a paciente e o filho são encaminhados para outro hospital.

Serratia é um gênero de bactéria Gram-negativaanaeróbia facultativa. É um bacilo da família Enterobacteriaceae cuja espécie mais comum é a S. marcescens, que normalmente causa infecção nosocomial. Porém, existem relatos de cepas de S. plymuthicaS. liquefaciensS. rubidaea e S. odoriferae que causaram doenças.Membros deste gênero produzem pigmento vermelho característico e podem ser distinguidos de outros gêneros pertencentes à família das Enterobacteriaceae pela produção de três enzimas: DNase, lipase e gelatinase.

Em hospitais, espécies do gênero Serratia tendem a colonizar o trato respiratório e urinário ao invés do gastrointestinal, em adultos.
Infecções por Serratia são responsáveis por aproximadamente 2% das infecções nosocomiais no trato respiratório baixo, trato urinário, sangue, feridas cirúrgicas, pele e mucosas em pacientes adultos.
Serratia pode causar endocardite e osteomielite em vicíados em heroína. 

Fonte: emedicine.medscape.com