Foto: nplantas.com
O açafrão em pó tem sido usada durante séculos para o tratamento de osteoartrite e outras doenças. Seu ingrediente ativo, a curcumina, inibe reações inflamatórias. Um novo estudo mostra que pode, assim, inibir a formação de metástases.

O câncer de próstata é um dos tumores malignos mais comuns no mundo ocidental, e muitas vezes só é diagnosticada após os tumores metastáticos se formaram em outros órgãos. Em três por cento dos casos, essas metástases são letais. Uma equipe de pesquisadores liderada pelo Dr. Beatrice Meier Bach na LMU de Munique vem estudando o modo de ação de um produto natural, presente no Brasil, que inibe a formação de metástases. O composto encontra-se em cúrcuma, uma planta que tem sido usada para fins medicinais há milhares de anos, e é um dos principais ingredientes de caril.

Bach Meier centros de pesquisa sobre a curcumina, o responsável polifenol, para a cor característica de curry. Curcumina é bem tolerado pelo organismo. Em princípio, (prevenção secundária) apropriado tanto para uso profiláctico (prevenção primária) e, portanto, para a supressão de metástases nos casos em que há tumor já presente. Em um estudo anterior Bach Meier e seus colegas haviam demostrado que a substância estatisticamente reduz significativamente a formação de metástases pulmonares e de mama sendo usado como cobaia um animal com câncer em estagio avançado.

Metástase mitigação

O novo estudo foi desenhado para investigar a eficácia de curcumina na prevenção de metástases de cancro da próstata, e para determina o mecanismo de ação do agente. Os pesquisadores primeiro examinaram os processos moleculares que são regulados de forma anormal em células de carcinoma de próstata. Os cancros da mama e da próstata são frequentemente associados com latentes ou as reações inflamatórias crônicas, e em ambos os casos, as células tumorais foram encontrados para produzir Imunomoduladores citocinas pró-inflamatórias, incluindo a CXCL1 e CXCL2.

Os investigadores passaram a demonstrar que a curcumina diminui especificamente para a expressão destas duas proteínas, e uma cobaia (rato), o efeito relacionado com uma diminuição na incidência de metástases. “Devido à ação da curcumina, as células tumorais passaram a sintetizar pequenas quantidades de citocinas que promovem a metástase”, diz Meier. “Como consequência, a frequência da formação de metástases no pulmão foi significativamente reduzida, nos animais com cancro da mama, como se mostrou anteriormente, ou de carcinoma da próstata, tal como no nosso novo estudo” .

Curcumina e quimioprevenção

Bach Meier, afirmar portanto, que a curcumina pode ser útil na prevenção de cancros da próstata e da mama – e em reduzir o seu potencial metastático, – os quais são ambos ligados à inflamação. “Isto não significa que o composto deve ser visto como um substituto para as terapias convencionais. No entanto, poderia desempenhar um papel positivo na prevenção primária – antes de um tumor full-blown (não encontramos tradução) surgir – ou ajudar a evitar a formação de metástases. Neste contexto, o fato de que a substância é bem tolerada é muito importante, porque pode-se com segurança recomendar aos indivíduos que tenham um risco aumentado de tumores “.

A ingestão diária de até 8 g de curcumina é considerado seguro, e as suas propriedades anti-inflamatórias têm sido explorados na medicina oriental tradicional. Homens com hiperplasia benigna da próstata (BHP) são um grupo alvo possível para a profilaxia, como são as mulheres que têm uma história familiar de câncer de mama. O agente pode também ser valioso como um suplemento às terapias. Em qualquer dos casos, os efeitos benéficos da curcumina deve primeiro ser confirmada em ensaios clínicos controlados. Bach Meier agora está planejando um ensaio em pacientes que sofrem de terapia-resistente carcinoma da próstata.

*Se você tem interesse em participar da pesquisa entre em contato:
Contact:PD Dr. Beatrice Bachmeier
Institute of Laboratory Medicine
Nussbaumstraße 20
D-80336 Munich
Phone: +40 89 – 5160 – 2543
Email: [email protected]