foto Edna Gomes – meionorte.com

Uma equipe do Serviço de Atendimento Médico de Urgência, com médicos e enfermeiros, já está de prontidão e pode seguir viagem ainda hoje. Na bagagem, vários equipamentos.
O reforço do Samu foi um pedido do Ministério da Defesa à Secretária de Saúde. “Nós estamos deixando família e compromissos. Em primeiro lugar está salvar vidas”, afirma a enfermeira Luci Santos.

Todos os profissionais são especialistas em busca e resgate de pessoas, em regiões atingidas por catástrofes. “Todos são profissionais da saúde. Todos são capacitados e treinados tanto na parte de emergência, quanto na parte assistencial. Se precisar fazer parte de alguma equipe de atendimento hospitalar, nós também estamos à disposição”, destaca o coordenador do Samu, Rodrigo Caselli.

Trinta e oito servidores vão para o Haiti: seis médicos, 11 enfermeiros, 20 técnicos de enfermagem e um motorista. A Secretaria de Saúde também vai mandar para Porto Príncipe oito ambulâncias, seis motolâncias, um gerador de energia e um sistema de iluminação de emergência. Os equipamentos vão em aviões diferentes dos profissionais.

O subsecretário de Atenção à Saúde, José Carlos Quinaglia, garante que o atendimento do Distrito Federal não vai ser prejudicado. “Foi feito um reescalonamento das escalas de trabalho, inclusive com pagamento de horas extras. Tudo para que a gente pudesse disponibilizar esses servidores que vão prestar assistência no Haiti.”

O filho de Célia é tenente do Exército e está no Haiti. Ele voltaria no fim do mês a Brasília. Mas, por causa do terremoto, o fim da missão foi cancelado. Agora, será a vez do marido de Célia se juntar ao filho no Haiti.

“Hoje seria nosso primeiro dia de férias. Cancelamos nossos compromissos, mas não tem importância. Acho que tudo é por algo maior e eu me orgulho dos dois”, diz a enfermeira Célia Nogueira.

“Estou indo confiante. É uma equipe muito boa, com profissionais excelentes e eu me sinto bem seguro. Tenho certeza de que o povo haitiano precisa da nossa presença e nós vamos executar um bom trabalho. Vamos para somar”, acrescenta o enfermeiro Hélio Nogueira.

Reportagem
Fred Ferreira / João Carlos