Foto: Por josejfferreira

Quero começar agradecendo a todos aqueles que confiarão o seu voto na proposta que representei neste processo eleitoral. Tivemos na verdade pouco tempo para disseminar nossas ideias para a categoria e muitos de vocês confiaram no que viram e ouviram. Por isto muito obrigado!

Lembro a vocês que a minha principal motivação em participar deste processo nunca foi o resultado nas urnas, mas sim a co-responsabilidade que sinto na construção de uma categoria forte e participativa. Quando percebi a pouca ou quase nenhuma representatividade de uma categoria profissional tão relevante resolvi aceitar o convite de colocar meu nome a disposição da enfermagem porque entendi que poderia coletivamente pensar um projeto de valorização profissional. Fiz minha parte, aceitei e cumpri o meu papel de forma coerente e séria.

Entre tantas manifestações de surpresa e admiração dos colegas, uma em especial me comoveu, a da amiga e colega de área Deusenice, que me disse: “você só surpreendeu a quem não lhe conhecia”. Esta é a maior prova de que consigo ser respeitado pelo que sou e faço neste processo de reconhecimento da categoria e todos vocês, os que votarão em mim e os que não votarão em mim, contribuem com o fortalecimento de minha dignidade, como pessoa e como profissional. Por isto eu também agradeço. Mas, não acredito que este reconhecimento tenha sido o mais importante. Quando alguém me diz sobre o ganho que tive em “ter feito o meu nome e de ter ficado conhecido em toda a rede” fico reflexivo sobre a não compreensão dos meus motivos, nunca quis apenas “fazer meu nome” sempre quis me comprometer e assumir responsabilidades.

Creio que o papel que tive neste processo foi além da autopromoção. Sinto que resgatei dignidades, fui escuta, dei voz às pessoas que queriam falar de suas insatisfações, e não encontravam espaço, e ofereci a todos os profissionais a oportunidade de avaliar o que necessitamos fazer.

Tenho agradecimentos a fazer as pessoas que muito contribuíram com nossa campanha e começo agradecendo ao apoio que tive junto aos profissionais da rede pública e privada de saúde. A confiança e adesão dos estudantes e professores de enfermagem das faculdades e escolas técnicas. 

Destaco as contribuições das associações dos pacientes crônicos e a população em geral. Sem a colaboração de todos o projeto não teria tido o resultado que teve. Ao Célio, pela coragem e justiça; Hiltamar, estímulo e confiança; Mansueto, abertura e criatividade; Fabrício, perseverança; Deusa, compromisso; Adriano, inovação e disposição; Edílson, articulação; Marcelo, ampliação; Sonaldo, inteligência; Magda, minha esposa e meus filhos, Juliane e Samuel, pela compreensão de minha ausência e a todos que me surpreenderam com seu potencial de trabalho, de articulação e de compromisso no processo.

Minha consideração aos Conselho Regional e Federal de Enfermagem por confiarem em mim desde o início.

Quero também destacar a participação efetiva dos auxiliares e técnicos de enfermagem que com coragem participaram do processo.

O meu desejo é o estar cada vez mais próximo da nossa categoria porque o meu compromisso é principalmente com vocês. Neste processo eleitoral foram os auxiliares, técnicos e enfermeiros que abriram espaços de democratização em todos os hospitais, onde se instalaram verdadeiros centros de discussão conduzidos pelos servidores em serviço. 

Foram vocês que solicitaram nossa presença mais efetiva, que nos convocaram a ouvir e isto aconteceu de todas as formas, com encontros, e-mails e telefonemas. Saio deste processo fortalecido na relação pessoal com a categoria. Muito obrigado por cada chamado, por todos os questionamentos e desabafos, tudo isto me tornou mais consciente da realidade institucional. “Saibam que estou ligado em vocês!” Obrigado a todos que contribuíram de forma direta com a campanha. 

Não cito nomes em respeito aqueles que possam se sentir inseguros em seu ambiente de estudo e trabalho, mas saibam que reconheço o papel que vocês desempenharam neste processo.

Quero ressaltar o papel fundamental de sustentação e fortalecimento da proposta, através da cobertura da campanha pelo Blog EM DEFESA DA SAÚDE, que todos vocês acessaram permanentemente. Tenho a honra de ter sido o idealizador do BLOG e assim ter contribuído com a transparência de todas as discussões dos principais temas da nossa categoria.

E por último, quero dividir com vocês o desejo de ver renascer em nossa categoria a vontade de participação nos processos institucionais. Isto significa que precisamos de uma política que valorize essa categoria e sua participação.

Aos que pretendem fazer a análise do momento político institucional, digo que sempre quis uma única coisa: entrar e sair do processo com dignidade. Tentaram desqualificar nossa candidatura com o argumento da inexperiência. Assim, peço que considerem que por onde passamos suscitamos reflexões profundas e sinceras e que muitos acreditaram nelas, mesmo com o curto espaço de tempo para esses contatos. Não tenham dúvidas, a vitória é nossa!!!

Ivan Rodrigues