“Modelo IGESDF falhou!” Deputado cobra fim do instituto e saúde pública sob o Estado

Vice-Presidente Ricardo Vale

O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IGESDF) foi alvo de duras críticas nesta quarta-feira (10) no plenário da Câmara Legislativa. O vice-presidente da Casa, deputado Ricardo Vale (PT), afirmou que o “modelo está falido”.

Leia também: 

IGESDF aplica multa de R$ 3.774.556,59 na UTI VIDA, mas penalidades estão suspensas

“A saúde pública deve ser pública e não um serviço social autônomo (SSA), em que o governo transfere para o IGES, como faz aqui no Distrito Federal, a responsabilidade de gerir a saúde pública com valores estratosféricos de recursos. A gente está vendo aí o caos que ficou, então a gente quer uma saúde pública gerida pelo Estado”, reforçou Vale.

Déficit de profissionais na SES-DF

O deputado disse que a “Secretaria de Saúde vem terceirizando sua responsabilidade de contratações de recursos humanos para o IGES. E esse instituto faz uma ‘espécie’ de seleção questionável, faltando a seriedade que deveria ter, contratando uma série de pessoas diante de uma gestão muito ruim que não dá resultado efetivo de fato. Se assim estivesse, não haveria tanta reclamação dos usuários aqui na Casa“, enfatizou Ricardo.

O vice-presidente também deixou claro que pedidos de verbas – créditos suplementares – que precisem de reforços para o IGES não terão apoio da Casa.