Disseram que a humanidade melhoraria depois da pandemia, ao ver os conflitos Rússia x Ucrânia e Israel x Palestina, digo: irá piorar

Pai palestino carrega seu filho morto nos braços. REUTERS/Mohammed Salem
Hospital Shifa depois que centenas de palestinos foram mortos em uma explosão no hospital Al-Ahli, na cidade de Gaza, em 17 de outubro. REUTERS/Mohammed Al-Masri
Ivan Rodrigues

 

Nos últimos anos, o mundo testemunhou uma série de eventos que nos deixaram esperançosos e desiludidos, quase que simultaneamente. A pandemia global da COVID-19 prometeu uma oportunidade para a humanidade se unir em solidariedade e busca de um futuro melhor. Mas, em contrapartida, somos confrontados com conflitos intensos e crescentes, como a tensão entre Rússia e Ucrânia e o conflito persistente entre Israel e Palestina.

Um raio de esperança pós-pandemia

Quando o mundo se viu diante da pandemia, muitos acreditaram que tal crise nos lembraria da nossa humanidade comum e da importância da cooperação global. Houve um breve momento de unidade, à medida que nações compartilharam recursos, cientistas trabalharam juntos e comunidades se apoiaram mutuamente. Era um vislumbre do que poderia ser possível se trabalhássemos juntos para enfrentar desafios globais.

“Vivenciei o combate à pandemia da Covid-19 em Manaus, testemunhando horrores, sofrimento e desolação que pareciam inimagináveis. Agora, diante dos conflitos que afligem o mundo, como os confrontos entre Rússia e Ucrânia e Israel e Palestina, não posso deixar de questionar: por que a pandemia não terminou com a humanidade? Perdoem-me, os filhos Juliane e Samuel, por tamanha sinceridade.”

Um mundo em conflito

No entanto, hoje, nos encontramos diante de conflitos que, em vez de unir, nos dividem. A tensão entre Rússia e Ucrânia persiste, causando sofrimento e incerteza para milhões de pessoas. No Médio Oriente, o conflito entre Israel e Palestina continua a desencadear violência e tragédia humana, com consequências devastadoras.

O número de mortos em cinco dias de combates ferozes entre o Hamas e Israel aumentou acentuadamente durante a noite, enquanto Israel continuava o bombardeio de Gaza depois de recuperar os mortos das últimas comunidades perto da fronteira onde militantes palestinos estavam escondidos (AFP)

Segunda chance perdida?

A pergunta que ecoa é se desperdiçamos a segunda chance que nos foi dada. Talvez tenhamos esquecido as lições aprendidas durante os momentos de união na pandemia. A humanidade, em alguns casos, parece estar à deriva em direção a um futuro incerto.

A perspectiva para o futuro

É difícil prever o que acontecerá a seguir, mas é evidente que não podemos ignorar os desafios que enfrentamos. A pandemia, os conflitos e outros problemas globais são lembretes de nossa fragilidade e interconexão. Nossas ações e escolhas têm consequências que afetam não apenas nós mesmos, mas também o mundo como um todo.

Tempo para a reflexão

Em um mundo marcado por conflitos e incertezas, é vital que tiremos um tempo para refletir sobre nosso papel como cidadãos do planeta. Podemos escolher entre ceder ao pessimismo ou tomar medidas que promovam a paz, a justiça e a cooperação. Talvez a verdadeira segunda chance que a humanidade precisa seja a oportunidade de agir em conjunto para forjar um futuro melhor. Não podemos prever o que o futuro nos reserva, mas podemos influenciá-lo com nossas ações. A esperança ainda pode prevalecer se escolhermos agir com empatia e solidariedade em busca de um mundo mais harmonioso e justo.

“Que Deus possa ter piedade de todos nós e guiar-nos para um mundo de paz, compreensão e solidariedade”.

“Пусть Бог помилует нас всех и направит нас к миру, пониманию и солидарности.”

“Нехай Бог буде милосердний до нас всіх і наставляє нас до світу, розуміння і солідарності.”

“אלוהים ירחם עלינו כולנו וינחה אותנו לעולם של שלום, הבנה ואחדות.”

“قد يتحنن الله بنا جميعًا ويهدينا نحو عالم من السلام والفهم والتضامن