Hostilidade contra Moraes e a família no Aeroporto Internacional de Roma.
"Cutucou o diabo com vara curta": hostilidade contra Moraes e a família no Aeroporto Internacional de Roma.
Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF) Carlos Moura/SCO/STF

A agressão, em todas as suas formas, é um comportamento condenável e inaceitável.

A agressão e hostilidade contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, no Aeroporto Internacional de Roma, na Itália, têm gerado intensa repercussão no meio político brasileiro. O episódio, ocorrido na última segunda-feira (17/7), envolveu o empresário Roberto Mantovani Filho e sua esposa, Andreia Mantovani, que estão sendo acusados de hostilizar o magistrado e sua família.

Segundo informações obtidas pelas autoridades brasileiras, os acusados enfrentarão um interrogatório conduzido pela Polícia Federal (PF) nesta terça-feira (18/7) na cidade de Piracicaba, em São Paulo. O objetivo é esclarecer os eventos que culminaram na hostilidade contra o ministro Moraes e apresentar suas versões dos fatos, a fim de alinhar os relatos com as declarações de Moraes e também com as imagens capturadas no Aeroporto Internacional de Roma.

Andreia Mantovani, Alexandre Zanatta e o empresário Roberto Mantovani Filho

A situação chocou a opinião pública e gerou reações distintas entre as figuras políticas brasileiras. Os apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro, conhecidos como “bolsonaristas,” se manifestaram por meio do grupo “Fechados com Bolsonaro“, descrevendo o incidente como uma situação em que “cutucou o diabo com vara curta“. Tal expressão indica que a ação hostil pode ter tido consequências mais sérias do que o esperado.

O caso envolvendo Alexandre de Moraes tem sido acompanhado de perto, considerando o contexto político do Brasil, marcado por tensões e polarizações. O ministro tem sido alvo de críticas e ataques devido a algumas de suas decisões no STF, tornando-se um dos principais alvos de descontentamento entre os apoiadores do presidente Bolsonaro.

A expectativa é que as imagens registradas no Aeroporto Internacional de Roma forneçam mais detalhes sobre o ocorrido, esclarecendo o que de fato aconteceu durante o episódio de hostilidade. As autoridades brasileiras aguardam a chegada das imagens ao Brasil na sexta-feira (21/7), o que deverá lançar luz sobre a situação e contribuir para a apuração dos fatos.

A segurança e integridade dos membros do STF têm sido motivo de preocupação, uma vez que incidentes dessa natureza revelam um cenário de crescente polarização política no país. O desdobramento do caso e os resultados das investigações da PF irão determinar possíveis ações legais contra os acusados.