Proibido de entrar no Brasil por Bolsonaro, Nicolás Maduro é recebido por Lula

Entre os temas em pauta está a reabertura das respectivas embaixadas e de setores consulares

Após um histórico de tensões diplomáticas entre Brasil e Venezuela, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu nesta segunda-feira (29) o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, em uma visita oficial no Palácio do Planalto. Essa reunião marca uma mudança significativa na postura do governo brasileiro em relação ao ditador venezuelano.

Em 2019, o então presidente Jair Bolsonaro editou uma portaria que proibia a entrada de Nicolás Maduro no Brasil, em um claro posicionamento contrário ao regime venezuelano. Essa medida foi adotada como uma forma de pressionar o governo de Maduro e mostrar o apoio do Brasil à oposição venezuelana.

No entanto, após a eleição de Lula em 2022, a política externa brasileira deu uma guinada, abrindo espaço para uma reaproximação com a Venezuela. A visita de Maduro ao Brasil é um sinal claro dessa mudança de postura.

A agenda do encontro incluiu uma reunião privada entre os líderes, seguida de uma reunião ampliada e uma cerimônia de assinatura de atos. Além disso, um almoço foi realizado para fortalecer os laços entre os dois países.

Maduro chegou a Brasília no domingo (28), acompanhado de sua esposa, Cilia Flores, e expressou gratidão pela acolhida calorosa que recebeu. Nas redes sociais, o presidente venezuelano destacou a importância de desenvolver uma agenda diplomática que fortaleça a união dos povos do continente.

A retomada das relações entre Brasil e Venezuela é vista como um passo para a normalização dos laços bilaterais. O Ministério das Relações Exteriores informou que os mandatários discutirão a reabertura das embaixadas e setores consulares, buscando restabelecer a comunicação e cooperação entre os países.

Essa mudança na política externa brasileira levanta questionamentos e opiniões divergentes. Enquanto alguns veem a reaproximação como uma oportunidade para a busca de soluções conjuntas para a crise política e humanitária na Venezuela, outros a criticam, argumentando que o governo de Maduro não demonstrou mudanças significativas em relação ao respeito aos direitos humanos e à democracia.

A retomada das relações entre Brasil e Venezuela, com o encontro entre Lula e Maduro, certamente terá repercussões tanto no âmbito nacional quanto internacional. O desenrolar desses eventos políticos será acompanhado de perto para avaliar os impactos e desdobramentos futuros nas relações entre os dois países e na política regional como um todo.