CHICAGO (AP) – A primeira pessoa abertamente gay a liderar a Associação Médica Americana assume as rédeas em um momento turbulento para os cuidados de saúde nos Estados Unidos.

Pacientes transgêneros e aquelas que buscam atendimento para abortamento enfrentam restrições em muitos lugares. O julgamento médico dos médicos está sendo substituído por leis estaduais. A desinformação é desenfreada. E a nação não acabou com a COVID-19.

O presidente gay eleito da Associação Médica Americana, Dr. Jesse M.
Dr. Jesse Ehrenfeld faz parte da comunidade LGBTQ

Nas duas décadas desde que o Dr. Jesse Ehrenfeld se envolveu pela primeira vez com a AMA como jovem médico residente, o maior grupo de médicos do país tentou abandonar sua imagem como uma associação comercial conservadora de interesse próprio. Embora as questões de bolso do médico continuem sendo um grande foco, a AMA também é uma poderosa força de lobby para uma série de questões de saúde pública.

Dois anos atrás, a AMA ganhou elogios generalizados por anunciar um plano para desmantelar o racismo estrutural dentro de suas fileiras e do estabelecimento médico dos EUA. Adotou políticas que enfatizam a equidade e a inclusão na saúde – movimentos que inspiraram os críticos a acusá-lo de “wokeness”.

Aos 44 anos, Ehrenfeld estará entre os presidentes mais jovens da AMA quando iniciar seu mandato de um ano em 13 de junho. Anestesiologista, veterano de combate da Marinha e pai de dois filhos pequenos, ele falou recentemente à Associated Press sobre seu passado e novo trabalho.

A conversa foi editada para maior clareza e duração.

P. Por que fazer parte da comunidade LGBTQ é importante neste momento e como isso influenciará seu papel como presidente da AMA?

R: Eu não concorri como gay. Essa não é minha plataforma, mas faz parte da minha identidade. E as pessoas sabem disso.

Representatividade e visibilidade são muito importantes. Eu não posso te dizer o número de e-mails, cartas, telefonemas, mensagens de texto que recebi quando fui eleito para esta função de pessoas ao redor do mundo que viram isso como um momento importante, um importante reconhecimento do que a inclusão e a igualdade podem ser para ajudar a promover a equidade na saúde para todos.

P: Como sua experiência como parte da comunidade LGBTQ informará e influenciará sua nova função?

R: Eu experimentei o sistema de saúde como uma pessoa gay, como um pai gay, como experiências positivas maravilhosas de muitas maneiras e outras experiências profundamente prejudiciais. E sei que podemos fazer melhor como nação. Podemos fazer melhor como um sistema que pode melhorar a saúde. E espero que haja oportunidades de esclarecer isso durante meu ano como presidente.

P: Quais são os exemplos dessas experiências?

R: Muitas vezes nosso sistema de saúde simplesmente não acomoda pessoas que não fazem parte da maioria. Como pai gay e pai gay, não sei dizer quantos formulários preenchi onde havia um lugar para a mãe e um lugar para o pai. É uma coisa pequena. Mas é um sinal de que somos diferentes e talvez não sejamos bem-vindos ou aceitos.

Quando você tem aquelas irritações pequenas e sutis que se acumulam dia após dia, seja você uma pessoa LGBT ou de um grupo minoritário, isso causa estresse. Esses pontos de atrito … são tão pronunciados para tantos que estão em comunidades carentes, tantos na comunidade LGBT e particularmente para indivíduos transgêneros. E sei que podemos fazer melhor.

Tive a sorte de ter dois meninos lindos trazidos a este mundo com o apoio de um grupo incrível de médicos. Mas definitivamente houve muitos momentos ao longo do caminho em que ficou claro que éramos um pouco diferentes de todos os outros de uma maneira que não precisava ser.

P: Este parece ser um momento sem precedentes para interferência política na medicina.

R: Estou profundamente preocupado com a intrusão do governo na tomada de decisões para os pacientes. da Suprema Corte A decisão sobre o aborto teve profundas implicações para os direitos reprodutivos. E, fundamentalmente, os pacientes têm o direito de acessar serviços de saúde baseados em evidências. Isso inclui cuidados abrangentes de saúde reprodutiva. Inclui atendimento a pessoas transexuais.

Os estados que proíbem o aborto, que proíbem os cuidados de saúde para jovens transgêneros, estão colocando o governo diretamente na relação médico-paciente. E sabemos que isso leva a consequências devastadoras para a saúde e pode comprometer vidas. A AMA continua a se manifestar contra esse tipo de ação.

P: Que poder a AMA realmente tem para proteger esses direitos?

R: Não acho que sejamos impotentes. A AMA estava profundamente envolvida em ajudar o governo Biden a divulgar orientações para ajudar médicos e pacientes a entender que você não precisa divulgar informações médicas privadas a terceiros. E continuaremos a pedir coisas como acesso irrestrito ao (droga abortiva) mifepristona .

P: Você está desanimado com o número de estados que parecem estar entrando nessa onda?

R: Sou otimista. Existem divisões políticas específicas que são diferentes agora. O ataque à ciência, o ataque a seguir as evidências para prestar cuidados é novo. Globalmente, acelerou durante a pandemia, mas a desenfreada desinformação, desinformação – todos esses desafios são coisas que sei que podemos superar. Exige que a AMA levante nossas vozes e não desista.

P: Abordar a crise de saúde mental do país fará parte de sua função?

R: Precisamos que o Congresso tome medidas. Já se passaram 15 anos de repetidas falhas das empresas de assistência médica em cumprir o que foi uma lei histórica em 2008 sobre paridade de saúde mental e transtorno por uso de substâncias.

Essa lei aprovada pelo Congresso nunca foi aplicada. Essas violações continuam a ser mais graves do que há uma década.

Afeta pacientes com autismo. Afeta pacientes com transtornos alimentares, transtornos por uso de substâncias. Isso atrasa o atendimento. Está prejudicando os pacientes.

E provavelmente estamos causando mortes que são evitáveis. Sabemos que existem ações federais que podem ser tomadas para ajudar com isso, incluindo permitir que os pacientes recuperem as perdas associadas à negação indevida de atendimento.

O outro aspecto realmente importante em relação ao acesso à saúde mental é a expansão permanente do acesso à telessaúde .

P: Os críticos há muito dizem que a AMA é principalmente um grupo comercial de interesse próprio. Como isso é um equívoco?

R: Temos uma mensagem bastante simples: elevar a arte e a ciência da medicina para a melhoria da saúde humana. E é por isso que nos preocupamos com coisas como mudanças climáticas e questões como equidade na saúde.

Temos que garantir que haja alegria na prática da medicina. Temos que garantir que nossos sistemas de saúde recompensem, apoiem e permitam que as práticas prosperem.

E você olha para decisões estúpidas, como o fato de que os médicos receberam um corte salarial de 2% do Medicare em janeiro passado, em vez de uma atualização da inflação. Essas são coisas que são importantes. Eles são financeiros.

Mas sem defesa nesses reinos, as práticas serão encerradas. Os pacientes do Medicare não terão um médico para consultar. E nós simplesmente não podemos permitir que isso aconteça.

___

Siga a redatora médica da AP, Lindsey Tanner, em @LindseyTanner .

O Departamento de Saúde e Ciência da Associated Press recebe apoio do Grupo de Mídia Educacional e de Ciência do Howard Hughes Medical Institute. O AP é o único responsável por todo o conteúdo.