Perfil da Enfermagem no Brasil
Como os hospitais estão usando IA para combater o esgotamento de seus profissionais

Em mais uma das diversas ações para cobrar a realização do concurso público, as diretoras do Sindate Elza Aparecida e Josy Jacob se reuniram com o procurador do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), Clayton Germano e representantes do Conselho Regional de Enfermagem (Coren) para cobrar celeridade na realização do Concurso Público.

Representantes do MPDFT, Coren-DF e Sindate

O último concurso foi realizado em 2014 e de lá para cá o déficit no quadro de pessoal se tornou alarmante. De acordo com informações repassadas da própria Secretaria de Saúde, faltam aproximadamente 1700 servidores de 20h. E os reflexos dessa falta já são aparentes, visto que, os servidores de todas as regionais estão esgotados, sobrecarregados e exercendo funções que não são de sua atribuição como padiolagem, serviços administrativos e laboratoriais.

Após ouvir os relatos de sobrecarga e detalhes sobre a falta de servidores, o procurador Clayton Germano se comprometeu em criar uma força tarefa para cobrar celeridade no processo de liberação do concurso público. Germano afirmou que irá notificar a SES-DF para uma reunião juntamente com o Sindate e o Coren e também as demais secretarias do GDF até que as respostas sejam favoráveis.

“Já faz bastante tempo que o Sindate tenta resolver essa questão da sobrecarga e da demora na realização do concurso público com a SES-DF e com o GDF mas as tentativas não obtiveram sucesso. Somente agora conseguimos uma reunião com a PROSUS que se comprometeu em ajudar a resolver essa situação o mais rápido possível. Estamos esperançosos de que o apoio deles será fundamental,” destaca a diretora Josy Jacob.

Por ASCOM Sindate-DF