Por NICOLE WINFIELD da AP

Pope Francis speaks during an interview with The Associated Press at the Vatican, Tuesday, Jan. 24, 2023. Francis acknowledged that Catholic bishops in some parts of the world support laws that criminalize homosexuality or discriminate against the LGBTQ community, and he himself referred to homosexuality in terms of "sin." But he attributed attitudes to culture backgrounds, and said bishops in particular need to undergo a process of change to recognize the dignity of everyone. (AP Photo/Andrew Medichini)
O Papa Francisco fala durante uma entrevista à Associated Press no Vaticano, terça-feira, 24 de janeiro de 2023. Francisco reconheceu que os bispos católicos em algumas partes do mundo apoiam leis que criminalizam a homossexualidade ou discriminam a comunidade LGBTQ, e ele próprio se referiu a homossexualidade em termos de “pecado”. Mas ele atribuiu as atitudes às origens culturais e disse que os bispos em particular precisam passar por um processo de mudança para reconhecer a dignidade de todos. (Foto AP/Andrew Medichini)

CIDADE DO VATICANO (AP) – O Papa Francisco criticou as leis que criminalizam a homossexualidade como “injustas”, dizendo que Deus ama todos os seus filhos como eles são e pediu aos bispos católicos que apoiam as leis que recebam pessoas LGBTQ na igreja.

“Ser homossexual não é crime”, disse Francisco durante uma entrevista exclusiva na terça-feira para a Associated Press.

Francisco reconheceu que os bispos católicos em algumas partes do mundo apoiam leis que criminalizam a homossexualidade ou discriminam a comunidade LGBTQ, e ele mesmo se referiu à questão em termos de “pecado”. Mas ele atribuiu tais atitudes a origens culturais e disse que os bispos em particular precisam passar por um processo de mudança para reconhecer a dignidade de todos.

    “Esses bispos devem ter um processo de conversão”, disse ele, acrescentando que devem aplicar “ternura, por favor, como Deus tem por cada um de nós”.

    Os comentários de Francisco são os primeiros proferidos por um papa sobre tais leis, mas são consistentes com sua abordagem geral à comunidade LGBTQ e a crença de que a Igreja Católica deve acolher a todos e não discriminar.

    Cerca de 67 países ou jurisdições em todo o mundo criminalizam a atividade sexual consensual entre pessoas do mesmo sexo, 11 dos quais podem ou impõem a pena de morte, de acordo com o The Human Dignity Trust, que trabalha para acabar com essas leis. Especialistas dizem que mesmo onde as leis não são aplicadas, elas contribuem para o assédio, estigmatização e violência contra pessoas LGBTQ.

    Nos EUA, mais de uma dúzia de estados ainda têm leis anti-sodomia nos livros, apesar de uma decisão da Suprema Corte de 2003 declarando-as inconstitucionais. Defensores dos direitos dos homossexuais dizem que as leis antiquadas são usadas para assediar os homossexuais e apontam para a nova legislação, como a lei “Não diga gay” na Flórida , que proíbe a instrução sobre orientação sexual e identidade de gênero do jardim de infância até a terceira série, como evidência de esforços contínuos para marginalizar as pessoas LGBTQ.

    Veja entrevista completa aqui