George Santos e as profundas semelhanças, não republicanas, de Tom Ripley, interpretada pelo ator Matt Damon em: “O Talentoso Ripley”.

Chamando o deputado republicano George Santos de piada, desgraça, anormal e mentiroso patológico, autoridades republicanas locais no estado de Nova York disseram na quarta-feira que o congressista recém-eleito precisava renunciar imediatamente, dizendo que fez uma campanha de “enganos e mentiras”.

Mas Santos recusou, reforçando sua intenção de permanecer no Congresso ao mesmo tempo em que seus colegas republicanos em Long Island o instaram a renunciar.

“A campanha de George Santos no ano passado foi uma campanha de engano, mentiras e fabricação”, disse o presidente do Partido Republicano do Condado de Nassau, Joseph Cairo, em entrevista coletiva.

“Ele enganou os eleitores do 3º Distrito Congressional, enganou membros do comitê republicano do condado de Nassau, autoridades eleitas, seus colegas, candidatos, seus oponentes e até alguns meios de comunicação”, disse Cairo. “Ele desgraçou a Câmara dos Deputados e não o consideramos um de nossos congressistas.”

Os comentários contundentes de Cairo foram os primeiros de um desfile de mais de uma dúzia de autoridades republicanas do distrito de Santos, cada uma das quais pediu ao novo legislador que cedesse seu cargo.

“Ele é uma piada nacional, uma piada internacional, mas essa piada tem que acabar”, disse o supervisor da cidade de Hempstead, Don Clavin.

Outros oradores o chamaram de “mancha” no partido que agiu como um “mentiroso patológico”.

Como seus aliados estaduais o abandonaram, Santos parecia desafiador em Washington, DC

“Não vou”, disse ele ao ser bombardeado por repórteres no Capitólio perguntando se renunciaria.

O golpe mais recente para Santos veio quando o aguerrido congressista calouro, que assumiu o cargo apenas alguns dias antes, admitiu ter inventado elementos-chave de sua vida pessoal e agora está sob escrutínio de legisladores federais e locais.

Nassau County Republican Party chairman Joseph Cairo and members of the Nassau County Republican Committee hold a news conference regarding the future of U.S. Representative George Santos (R-NY) at Nassau County Republican Committee in Westbury, New York, U.S. January 11, 2023.

O presidente do Partido Republicano do Condado de Nassau, Joseph Cairo, e membros do Comitê Republicano do Condado de Nassau realizam uma coletiva de imprensa sobre o futuro do deputado dos EUA George Santos (R-NY) no Comitê Republicano do Condado de Nassau em Westbury, Nova York, EUA, em 11 de janeiro de 2023. André Kelly | Reuters

Santos foi pego embelezando e, às vezes, mentindo abertamente sobre seu passado, incluindo suas alegações de que trabalhou em Wall Street.

Santos pediu desculpas a qualquer pessoa “decepcionada com o embelezamento do currículo”, mas nega veementemente ter cometido qualquer crime.

Como membro do Congresso, Santos representa partes do Queens e do Condado de Nassau, uma região de Long Island, em Nova York. A liderança republicana da Câmara está quieta em relação a Santos desde que ele foi empossado no Congresso.

“Obviamente, ele abordou algumas das preocupações que tínhamos. Em Nova York, eles também estão tendo muitas conversas internas. Mas no final do dia, você sabe, ele estava sentado, ninguém se opôs a ele estar sentado”, disse o líder da maioria republicana na Câmara, Steve Scalise, R-La. prazo de -ano.

O presidente da Câmara, Kevin McCarthy, R-Califórnia, disse sem rodeios na quarta-feira que Santos não deveria participar de nenhum comitê importante , já que os legisladores alertaram que Santos pode representar um risco à segurança nacional se for colocado em painéis que lidam com informações confidenciais.

Santos disse que tudo o que ele é culpado é embelezar seu currículo. Ele insiste que não cometeu nenhum crime.

As mentiras e embelezamentos que ele contou durante a eleição também levaram ao escrutínio dos promotores do Distrito Leste de Nova York, que estão examinando as finanças de Santos, incluindo possíveis irregularidades envolvendo divulgações financeiras e um empréstimo de mais de $ 700.000 que Santos fez para sua campanha enquanto ele estava concorrendo. para o Congresso durante as eleições intermediárias de 2022, de acordo com a NBC News.

O Campaign Legal Center, um órgão fiscalizador de financiamento de campanha apartidário, apresentou uma queixa ética na Comissão Eleitoral Federal contra Santos na segunda-feira por supostamente violar as leis de financiamento de campanha. Santos disse aos repórteres que não fez nada antiético.

Os esforços de arrecadação de fundos de Santos durante sua bem-sucedida corrida em 2022 também se basearam, em parte, em algumas das falsas alegações que ele fez sobre seu passado. Ele sugeria aos doadores que era judeu quando não era e dizia falsamente às pessoas que trabalhava em bancos de Wall Street que não tinham nenhum registro de seu emprego. Um funcionário da campanha de Santos se fez passar por chefe de gabinete de Kevin McCarthy para arrecadar dinheiro para a campanha, relataram a CNBC e o The Washington Times