As famosas lives do presidente não reeleito Jair Bolsonaro (PL), começaram em março de 2019, as noites de quinta-feira eram dedicadas a suas transmissões ao vivo em suas redes sociais. Desde então foram uma média de 190 lives, algumas fora das quintas-feira, que Bolsonaro usava para falar sobre os diversos assuntos que considerava ser importante a ser tratado como: aborto, armamento da população, economia, Covid-19, drogas, respostas a adversários e sua sensível situação com STF entre outros assuntos.

Sua última live pós eleição foi em 2 de novembro às 19:17, para pedir que os manifestantes desobstruam as rodovias de todo o país. Já se vão três semanas da suspensão das transmissões de Bolsonaro.

Ontem 17 (quinta-feira), o portal S&DS entrou em contato com assessores próximos do presidente Jair Bolsonaro que formularam o projeto lives para saber sobre uma possível retomada tendo como resposta: “O presidente fará sua última live antes de deixar a presidência em dezembro e se recolherá das redes temporariamente, por tempo incerto, conforme orientações do mesmo”.

Casulo político

O analista político da UnB, Ricardo Barreto, ouvido pelo portal, acredita que é hora de buscar o entendimento sobre a derrota em uma longa reflexão solitária e pessoal, sem a influência externas daqueles que o blindaram e possuem respostas prontas como: “Deus sabe de todas as coisas. Isso foi um golpe…”.        

Barreto acredita que após o casulo político, Bolsonaro terá condições de afastar bajuladores e seguir como alternativa ao lulismo no pleito de 2026, junto a apoiadores de verdade.