Os brasileiros irão às urnas em 2 outubro para escolher seus próximos deputados, senadores, governadores e presidente da república, mas o cenário eleitoral para alguns deputados distritais não está nada fácil.

Câmara Legislativa do Distrito Federal

É o caso dos atuais deputados distritais Jaqueline Silva (PTB) e Roosevelt Vilela (PL) que as novas regras eleitorais definidas por leis aprovadas pelo Congresso em 2021, têm dificultado suas reeleições em 2022.

O portal teve acesso a informações de bastidores da Câmara Legislativa que os dois parlamentares estudam, até o último minuto do segundo tempo, desistirem de concorrer ao pleito em 2022.

Um assessor parlamentar chegou a reproduzir a fala de seu deputado ao portal: “Melhor que ser deputado é ser dono de um partido”. 

Essa situação não quer dizer que os distritais mais votados na eleição de 2018: Martins Machado (Republicanos), Delegado Fernando Fernandes (PROS) e Professor Reginaldo Veras (PDT) e CIA não enfrentarão, pelo contrário, as pesquisas para consumo interno, levariam muitos outros distritais a economizarem seus dinheiros ganhos nesses quatro anos de legislatura R$ 1.215.468.000 de subsídio e mais R$ 729.280.800 de verba indenizatória.