Após elegerem 03 distritais, José Gomes, Roosevelt Vilela e Hermeto, moradores da 10ª zonal se articulam para eleger o primeiro deputado federal

As eleições de 2018 promoveram uma renovação de 66% na Câmara Legislativa do Distrito Federal, algumas regiões obtiveram um peso decisivo na composição do novo quadro da casa como por exemplo a 10ª zona eleitoral que elegeu três deputados distritais e agora começa a se articular para eleger o primeiro deputado federal que lhes represente.

Politicamente atuante e bem organizada, a 10ª zona eleitoral, que abrange o Núcleo Bandeirante, Divinéia, Metropolitana, Vila Cauhy, Setor de Mansões Park Way, Núcleo Rural Vargem Bonita, Candangolândia: (Curva da Morte, EC 21 e EC 24, Setor de Chácara da Candangolândia, SPNS-Chácaras DF 003), Setor de Clubes, Riacho Fundo I: Colônia Agrícola Sucupira), Riacho Fundo II: Agrourbano de Brasília CAUB’s I e II, pela primeira vez na história elegeu três (03) deputados distritais moradores da região administrativa cuja ordem de votação foi:


José Gomes

O deputado José Gomes que foi eleito pelo (PSB) com 16.537  mil votos (1,12% dos votos válidos) na estréia da vida pública. O empresário é dono da empresa Real JG Serviços Gerais e o montante dos seus votos se originou majoritariamente de seus empregados. Gomes corre o risco de perder o mandato, segundo acusação do Ministério Público Eleitoral, por abuso econômico e coagir funcionários.


Roosevelt Vilela

O deputado Roosevelt Vilela foi eleito pelo PSB com 12.257 votos totalizados (0,83% dos votos válidos) estreando na vida pública com mandato próprio, embora tenha assumido por 10 meses a suplência na legislatura passada. Vilela é Bombeiro Militar da reserva e já começou seu mandato abrindo diálogo com as categorias militares para resolução de questões que preocupam a categoria como a nomeação dos aprovados no concurso da Polícia Militar e dos Bombeiros, bem como a valorização da categoria, o aumento da Gratificação de Serviço Voluntário e o Refis, ele também já protocolou Projetos de Lei na área de saúde, mobilidade urbana e proteção ambiental. Vilela foi eleito presidente da comissão de segurança e é membro titular da Comissão de Constituição e Justiça.  


Hermeto

Deputado Hermeto eleito pelo PHS com 11.552 votos totalizados (0,78% do total). Hermeto é geógrafo e sargento da Polícia Militar. Também defende as pautas militares e desde a assunção do mandato está em diálogo com as categorias militares. Hermeto é membro da comissão de segurança e presidente da Comissão de Assuntos Fundiários.

Dados obtidos no site da Companhia de Planejamento do Distrito Federal – Codeplan mostram a capacidade dessas regiões na eleição de um postulante à Câmara Federal:

Núcleo Bandeirante – população estimada 22.569

Candangolândia – população estimada 16.886

Park Way – população estimada 19.648

Riacho Fundo – população estimada: 40.098

Riacho Fundo II – população estimada: 51.709

Com (150.910) mil moradores, caberá apenas aos deputados eleitos a capacidade de reunir as pautas e demandas dessa comunidade que já está organizada e consciente da sua importância política. Resta saber se os senhores deputados conseguirão se articular em um projeto conjunto em prol da bandeira que os elegeram.

Raquel Arraes é cientista política (UnB) e enfermeira.

Leave a Comment