Ônibus e transportes por aplicativo deverão ter, obrigatoriamente, suporte para bicicletas no DF

Uma ótima notícia para os amantes do pedal e da vida ao ar livre que utilizam também o transporte público, na nossa capital do Brasil. Foi protocolado no dia (05/02) na Câmara Legislativa do DF um Projeto de Lei que obriga os ônibus a disponibilizarem suporte para quatro bikes (bike racks) na parte dianteira dos coletivos.

Picture taken from: Intercity Transit

Também é exigido no mesmo Projeto de Lei que, pelo menos, 5% da frota dos transportes por aplicativos possuam suporte para bicicletas (transbike) como diferencial para os seus usuários que utilizam também a bicicleta como meio de transporte ou para prática de atividade física. A proposta alia, portanto, o transporte coletivo ao pedal (que é o melhor meio de transporte para a saúde de quem utiliza, bem como para a melhoria da qualidade do Meio Ambiente).

O incentivo ao uso da bicicleta para os brasilienses que utilizam o transporte coletivo é uma iniciativa do Deputado Roosevelt Villela que é praticante de esportes, bombeiro e defensor preocupado com a saúde da população e com o bem-estar dos ciclistas e do povo brasiliense. Essa iniciativa se justifica pelo impacto positivo da ampliação das redes de ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas no Distrito Federal onde essas vias foram recentemente ampliadas.

De acordo com Abraciclo, a produção de bicicletas deve ter um aumento de 10,8% em 2019, chegando a 857 mil unidades no país.

Leave a Comment