Deputado Roosevelt Vilela destinará emendas para ampliação e melhorias do programa Bombeiro Mirin

PROGRAMA BOMBEIRO MIRIM

Deputado Roosevelt Vilela na entrega de certificado de formação

O deputado eleito Roosevelt Vilela (PSB-DF) esteve presente no evento de encerramento das atividades de 2018 do programa Bombeiro Mirim de Brazlândia.

 

Mais de 500 pessoas, entre alunos, pais e convidados participaram da formatura.

 

Criado pela Lei nº 2.449, de 24 de setembro de 1999 e regulamentado pelo Decreto nº 21.104 de 31 de março de 2000, o Programa Bombeiro Mirim tem os seguintes objetivos: fornecer aos Brigadinos a oportunidade de completar sua educação, através do desempenho de práticas suplementares ao processo educativo, facultando aos mesmos um desenvolvimento psicossocial, preparando-os para o exercício pleno de Cidadania.

PROGRAMA BOMBEIRO MIRIM

Tenho o compromisso de destinar emendas parlamentares para desenvolvermos esse projeto que é fantástico! Temos muito a avançar: melhorarmos o lanche, darmos a tranquilidade de todas as crianças terem o seu uniforme e aprimorarmos as instalações físicas e estruturais de todos os projetos, que hoje somam mais de 2.500 crianças beneficiadas, nas mais diversas cidades do DF.

 

Emenda Parlamentar ao Orçamento – é um documento, de autoria de um membro do poder legislativo, (deputado, deputada, senador, senadora, vereador e vereadora) que tem a finalidade de reservar recursos orçamentários para determinada despesa governamental. Essa despesa pode ser para, por exemplo, construção de um posto de saúde, reforma de escola, apoio a eventos culturais, etc.

No Distrito Federal, de acordo a “constituição distrital”, chamada de Lei Orgânica do DF, são reservados 2% da receita corrente líquida para ser dividida pelos 24 parlamentares como fonte para a apresentação das emendas ao orçamento. 

 

Parabenizo a todos os Bombeiros envolvidos neste projeto que realmente transforma a vida de nossas crianças, finaliza Roosevelt.

 

Como ter acesso ao programa 

Documentos:

  • Certidão de Nascimento ou RG da criança
  • RG dos pais ou responsáveis legais
  • Declaração Escolar da criança (da rede pública)
  • Comprovante de residência
  • 2 fotos 3×4 da criança
  • Atestado de Saúde (Médico)

Atendimento

Quando funcionam as atividades: Para os brigadinos as atividades funcionam 3 vezes na semana: segunda, quarta e quinta, durante o período matutino ou vespertino e também incluem passeios, visitas culturais e confraternizações no fins-de-semana.

Como é feita a seleção: O número de vagas varia de acordo com a região e obedece critérios que envolvem a estrutura física, o número de militares destinados ao Programa, além dos recursos materiais oferecidos pelo CBMDF no Planejamento anual.

Novas vagas podem ser abertas todo ano, porém o número oferecido depende da disponibilidade oriunda das desistências e saídas dos brigadinos que completam 15 anos. Após a abertura de vagas, as matriculas são realizadas no início dos meses de fevereiro e agosto nas unidades onde existe o programa.


Forma de acesso

Quem pode ter acesso: Crianças e adolescentes que estudam na rede pública, com idade entre 7 e 14 anos.


Onde

Funciona nas Unidades do Corpo de Bombeiros, em 12 cidades do Distrito Federal: Brazlândia, Ceilândia, Samambaia, Recanto das Emas, Gama, Santa Maria, Candangolândia, Núcleo Bandeirante, Paranoá, São Sebastião, Sobradinho e Planaltina.

 

Redação: Saúde & Direitos Sociais com informação do portal da Câmara Legislativa do Distrito Federal

Leave a Comment