Foto: #SaúdeDireitosSociais&Inovações

Boa noite, Ivan. Tudo bem? Preciso muito de ajuda. Me mudei para Brasília, asa norte, à três meses. Sou estudante da UnB e preciso muito fazer uma consulta com proctologista. Fui ao HUB duas vezes e não consegui a consulta, pois me disseram que tenho que passar em algum postinho/centro de saúde, para assim transferirem/encaminharem meu caso ao HUB.

Fui em dois postinhos (SQN 408 e SQN 114), mas todas as informações estão desencontradas. Nestes locais, me disseram que eles não enviam nada ao HUB. Voltei ao HUB, relatei o caso e a atendente do guichê me disse que não podem fazer nada por mim, pois o HUB é federal e atende somente pessoas que residem em alguns locais do DF.

Não entendi, pois tenho cartão do SUS e o HUB é FEDERAL. É isso mesmo? Como posso resolver esse caso? Desde já agradeço a atenção. Cezar

O site 

#…tenho que passar em algum postinho/centro de saúde, para assim transferirem/encaminharem meu caso ao HUB.

– Cezar, antes de passar por um especialista é preciso passar por um clínico do Posto de Saúde, agora chamados de Unidade Básica de Saúde (UBS).

#Fui em dois postinhos (SQN 408 e SQN 114), mas todas as informações estão desencontradas.

– Nota-se, a extrema ausência de competência e eficiência na gestão da informação pelos servidores do público. Por que não agendaram uma consulta com o clínico geral para você? Com isso, seria inserido no Sistema Nacional de Regulação – SISREG para possível referenciamento ao proctologista da rede ou do HUB.

#…relatei o caso e a atendente do guichê me disse que não podem fazer nada por mim,…

– Faça por ela, apresente à ouvidoria da Ebserh o relato da presteza da atendente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

#…o HUB é federal e atende somente pessoas que residem em alguns locais do DF.

– A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), referencia seus pacientes, dentro de sua ausência de assistência e regionalização, para especialidades do HUB, através de um sistema de regulação.

#Como posso resolver esse caso? Desde já agradeço a atenção.

-Vá a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência e agende uma consulta. Caso haja negativa de agendamento entre em contato conosco que iremos lhe passar o telefone pessoal do secretário de Saúde e secretário-Adjunto de Assistência à Saúde para comunicação da excelente e eficiente gestão implantada no DF.