Medula produz os componentes do sangue: as hemácias, os leucócitos e as plaquetas

Marcação de Consultas

A Central de Marcação de Consultas e Exames, localizada no Ambulatório 1, é responsável pelo agendamento eletrônico das principais especialidades clínicas e de alguns exames. O serviço funciona das 7h às 17h30 para marcação de consultas e retornos e das 7h às 17h para marcação de exames.

As vagas existentes para primeira consulta são exclusivamente preenchidas por pacientes referenciados com relatório médico de um serviço de saúde, incluindo a referência interna do próprio HUB. A disponibilidade de especialidades com número de vagas é informada na portaria dos Ambulatórios 1 e 2 ou pelos telefones 2028-5355 (Recepção) e 2028-5210 (Marcação de Consultas ).

Como agendar consultas

O paciente ou o responsável deve procurar a Central de Marcação de Consultas e Exames, no Ambulatório 1, das 7h às 17h30, e apresentar encaminhamento e/ou relatório médico para a especialidade desejada, comprovante de residência com CEP e documento de identidade (em caso de adultos) ou certidão de nascimento (em caso de crianças) para abertura de prontuário e cadastro do cartão do SUS (caso o usuário não possua). Os pacientes que não possuem cartão do HUB precisam de documento pessoal (Carteira de Identidade e comprovante de residência) para cadastramento. 

Como agendar exames

Pela Central de Marcação de Consultas e Exames, o paciente pode agendar alguns exames. O serviço funciona das 7h às 17h. Veja a seguir algumas orientações:

– O agendamento é apenas para exames solicitados em formulário do próprio HUB, que precisa estar carimbado e assinado pelo médico do hospital.

– Para agendar o exame, o paciente precisa ter data do retorno com o médico agendada.

– O paciente deve ter prontuário no HUB.

Ambulatórios

Os ambulatórios são subordinados ao Setor de Regulação e Avaliação em saúde, diretamente ligado à Gerência de Atenção à Saúde, e são campo de atuação de mais de cem profissionais de saúde, entre especialidades e sub-especialidades. Os ambulatórios estão abertos à comunidade de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h e das 13h às 18h30.

Nessas unidades, os centros clínicos do Hospital Universitário de Brasília desenvolvem atividades de educação, ensino e pesquisa, e além da assistência visam o cumprimento do preconizado pelo Sistema Único de Saúde – SUS, balizado pelo Termo de Compromisso firmado entre a SES-DF e o HUB em 2005. O acordo firmado via o Termo de compromisso tem como objetivo o atendimento ambulatorial de média e alta complexidade.

Considerando o plano operativo do HUB, referente ao termo supracitado, o Centro de Ambulatórios atende, em suas vagas existentes para primeira consulta, apenas os pacientes com encaminhamento médico para a especialidade desejada, que pode ser de outro serviço de saúde (particular ou público) ou de outro médico do próprio HUB. Está suspensa a marcação via telefone para preenchimento de vagas de primeiras consultas.

Ivan Rodrigues é enfermeiro e blogueiro pelo simples gesto de informar.