EXAME CADAVÉRICO DA SAÚDE DE BRASÍLIA

A necropsia expõe a situação dos Hospitais Públicos – Pronto Socorros, Ambulatórios, UTIs, Centros Cirúrgicos, Neurocirurgias, Ortopedia, CMEs etc, etc infinitas etcs do caos da Saúde.

São esses cadáveres, “inanimados”, necropsiados, que, nos dão o laudo sombrio da saúde dos hospitais públicos de Brasília.

As intermináveis filas de cidadãos, que buscam atendimento para sua saúde, expõe o descaso que a Secretária de Saúde tem na resolutividade da melhoria do atendimento.

Espera-se anos, no anseio, por um exame de “Ressonância Magnética, Mamografia, Cintilografia…. ” isto quando conseguem!

Vimos semana passada, no Jornal DFTV a luta de uma gestante, moradora da Cidade do Riacho Fundo na tentativa estressante de conseguir marca o exame de Pré-Natal, – o fato era simplesmente a falta de Enfermeira no Centro de Saúde.

Estive no dia 08, segunda feira, na neurocirurgia do Hospital de Base e fiquei perplexo com o tamanho descaso, falta de humanidade – esse é o melhor adjetivo -, os pacientes eram submetidos a banhos com água fria às 07:40 horas da manhã, porque simplesmente não mandam concerta o aquecimento. Essa cena se repete nas outras unidades. É de se indignar!

Extra! Extra! manchete dos principais jornais – paciente com distúrbios psiquiátricos foge de Hospital e morre atropelado no centro de Brasília.

São por essas e outras questões (negligência,imprudência e imperícia) que, não nos calaremos.

Como profissionais da saúde temos o dever de zelar pelas vidas que a representam.


Leave a Comment