PIB da China de US$ 9,38 trilhões teve crescimento de 0,2% menor

O Produto Interno Bruto (PIB) da China subiu 6,5% no terceiro trimestre de 2018, em linha com a meta de crescimento estabelecida pelo governo para este ano, anunciou nesta sexta-feira o Escritório Nacional de Estatísticas (ONE) do país.

O crescimento foi 0,2% menor que o registrado no segundo trimestre, algo previsto pelos analistas do mercado, que no entanto esperavam uma alta de 6,6% para o dado divulgado hoje.

Durante os três primeiros trimestres de 2018, o PIB da China acumulou um crescimento do 6,7% em relação ao mesmo período do ano anterior, atingindo 65,09 trilhões de iuanes (cerca de US$ 9,38 trilhões), com aumento anual de 3,4% no setor primário, de 5,8% no secundário ou industrial e de 6,5% no setor terciário ou serviços.

Outro destaque é a produção industrial, que aumentou 6,4% ano a ano nos três primeiros trimestres de 2018, um crescimento 0,3% menor que o registrado na primeira metade do ano.

O ONE também divulgou hoje outros indicadores econômicos, como as vendas no varejo, que subiram 9,3% nos três primeiros trimestres de 2018, representando uma ligeira queda a respeito do 9,4% dos dois primeiros trimestres.

O investimento em ativos fixos aumentou entre janeiro e setembro em 5,4%, ano a ano acima de 5,3% registrado no período janeiro-agosto.

Além disso, o investimento no setor imobiliário aumentou 9,9% entre janeiro e setembro, abaixo de 10,1% do período janeiro-agosto.

Leave a Comment