A Saga de uma japonesa no Brasil

 

Este livro descreve um pouco dessa grande aventura de imigração na década de 60, vivida por tantos japoneses que ajudaram a construir o nosso Brasil. 

 

O arco da história narrativa é o sonho com o Brasil logo depois de saber da existência do País, no Japão, quando ainda criança, na escola. 

 

Nascida numa família de 11 irmãos, no dia 12 de janeiro de 1941, na cidade de Koriyama-shi, Fukushima-ken, no norte do Japão, que em 2011 ficou mundialmente conhecida pelo terremoto seguido de um tsunami que afetou as instalações nucleares daquela região, causando o derretimento de três dos seis reatores nucleares da usina, tornando-se o maior desastre nuclear desde o acidente de Chernobil, em abril de 1986, e o segundo (depois de Chernobil) a chegar ao nível 7 na Escala Internacional de Acidentes Nucleares.

種子

Shushi

Takako Takahashi, ou a dona Tereza, como ficou conhecida por todos, narra nesse fantástico livro a sua trajetória de vida, desde a infância, passando pela Segunda Guerra Mundial e na sua adolescência, com o desejo extremo de conhecer o Brasil, manifestado em trabalho escolar, até a publicação destes livro acima que recomendo a todos.  


忍耐

Nintai

“…Durante a infância e adolescência, ela viu a beleza de seu país ser manchada pela guerra, que tira a inocência, separa famílias e espalha o sofrimento. Mas a guerra também fortalece…”.

Fragmentos de parte do livro que certamente vai fazer parte de sua biblioteca. 

 

Bibliografia: Monteiro, Lúcia. A Saga de uma japonesa no Brasil – Auto biografia de Takako Takahashi – Lúcia Monteiro (org) – Goiânia: / Kelps, 2018. 

 

Fone: (61) 99316-3984

          (62) 99204-9934

1 Comentário

Leave a Comment