Ressarcimento de planos de saúde ao SUS

Atendimentos realizados pelo SUS a cidadãos com planos de saúde são ressarcidos aos cofres públicos por meio de cruzamento de informações

 

Cartão do SUS Vinculação de registros de bancos de dados é uma forma de identificar o que aconteceu com o cidadão Divulgação/Prefeitura de Suzano (SP)

Para melhorar o processo de ressarcimento ao Sistema Única de Saúde (SUS), o Ministério da Saúde e a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) assinaram, nesta segunda-feira (7), um termo de cooperação técnica. O documento estabelece a integração das bases de dados dos órgãos, fazendo com que os atendimentos a beneficiários de planos de saúde na rede pública sejam identificados mais facilmente.

O Art. 32º da lei 9656/98, de 1998, define que os atendimentos prestados pelo SUS para cidadãos que possuem plano de saúde sejam ressarcidos ao governo, o que exige registros das bases de dados dos beneficiários dos planos, o Sistema de Informação de Beneficiários (SIB) e dos atendimentos hospitalares, o Sistema de Informações Ambulatoriais do SUS (SIA/SUS APAC). Com a vinculação das bases de dados, esse cruzamento será feito de forma mais rápida e eficiente.

Fonte: Ministério da Saúde

Leave a Comment