Foto: Arquivo/Ministério da Saúde

A iniciativa britânica anunciou investimentos no Brasil nas áreas de mudanças climáticas, doenças infecciosas negligenciadas, biodiversidade e agricultura sustentável

Cooperação

O Newton Fund (Fundo Newton) é uma iniciativa do governo britânico que faz parte dos investimentos em educação do British Council no Brasil e em outros 14 países. O objetivo do fundo é promover o fomento à pesquisa e inovação em países emergentes com investimentos de 735 milhões de libras. No Brasil, deverão ser investidos 45 milhões de libras até 2019.

Investimentos e prêmios

Este ano, uma chamada do fundo vai destinar 6 milhões de libras para pesquisas sobre biodiversidade em países da América Latina, entre eles, o Brasil. Outras, voltadas para biodiversidade, saúde e clima, vão receber 11 milhões de libras. Um prêmio no valor de 200 mil libras vai contemplar projetos para desenvolvimento econômico e bem-estar social nos dois países.

 

Ano Brasil-Reino Unido de Ciência e Inovação

Lançado na terça-feira (27), o Ano Brasil-Reino Unido celebra 100 anos da comprovação da Teoria da Relatividade, apresentada pelo físico alemão Albert Einstein, em 1915 , e comprovada em Sobral (CE), em 1919. Para comemorar, até abril do ano que vem, a parceria entre Brasil e Reino Unido vai promover uma série de palestras, workshops e seminários sobre inovação.

 

Fonte: Governo do Brasil, com informações do Mctic e do British Council