Rio de Janeiro - Moradores e comerciantes de Vila Isabel, zona norte do Rio, fazem caminhada pela paz e contra a violência na região Fernando Frazão/Agência Brasil

Instalação de Fórum e Promotoria de Justiça na cidade pode ter contribuído para esse índice

Desde a inauguração do Fórum e da Promotoria de Justiça do Recanto das Emas, em julho de 2016, o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) ofereceu 1.137 denúncias contra pessoas que cometeram crimes na região, sendo 81 deles dolosos contra a vida. No período, o número de mortes violentas na região diminuiu consideravelmente.

Em 2016, ocorreram 49 homicídios, o que colocava a cidade entre a seis mais violentas do Distrito Federal. Foram 32 assassinatos por 100 mil habitantes, atrás apenas do Paranoá (65), da Estrutural (44), de São Sebastião (40), de Brazlândia (36) e de Planaltina (31). Em 2017, as mortes caíram para 19, uma redução de 62% em relação ao ano anterior. Até 6 de março de 2018, apenas um homicídio foi documentado. No período, as quatro Promotorias de Justiça Criminais e do Tribunal do Júri atuaram em 144 julgamentos relacionados a crimes de homicídio e em 1.046 audiências relacionadas a outros crimes.

“Os números não são fruto do acaso, mas do esforço conjunto do Ministério Público, da Polícia e do Judiciário para que a lei seja efetivamente aplicada e a população tenha mais segurança. Ainda há muito por fazer, mas estou certo de que o trabalho sério que tem sido feito por todos que aqui atuam tem contribuído para que o Recanto das Emas seja um lugar melhor para se viver”, disse o promotor de Justiça e coordenador administrativo das Promotorias de Justiça do Recanto das Emas, Lucas Salomé de Aguiar.

A XV Região Administrativa

A RA do Recanto das Emas foi criada em 28 de julho de 1993 para atender o programa de assentamento do governo local. Localizada a 25,8 km da capital, limita-se ao norte com Samambaia, ao sul, com o Gama, a leste, com o Riacho Fundo II e a oeste, com o município de Santo Antônio do Descoberto (GO). Atualmente, tem 59 quadras residenciais. A população urbana estimada é de 145.304 habitantes, de acordo com dados da Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios de 2015.

 

Promotoria de Justiça do Recanto das Emas

Endereço: Quadra 2, Conjunto 1, Lote 3, Setor Urbano Recanto das Emas-DF

Telefone: 3120-8720

E-mail: [email protected]

Secretaria de Comunicação