As autoridades paquistaneses advertiram nesta quarta-feira aos canais de televisão e rádio que não poderão transmitir conteúdos relacionados ao Dia dos Namorados – comemorado no país em 14 de fevereiro, dia de São Valentim -, ao continuar em vigor a proibição imposta há um ano por um tribunal, que considerou a comemoração contrária ao islã.

“A todos os meios de comunicação e serviços de distribuição é aconselhável que desistam de promover o Dia dos Namorados nos seus respectivos canais”, indicou em um comunicado a Autoridade Reguladora de Meios de Comunicação do Paquistão (PEMRA).

O órgão afirmou que continua em vigor a sentença do ano passado do Tribunal Superior de Islamabad, que proíbe a comemoração desta data em locais públicos e nos meios de comunicação por considerar que vai contra os “preceitos do islã”, e que promove a “indecência” e a “nudez”.

Apesar da proibição, os habitantes de Islamabad celebraram a festa do amor com rosas, balões em forma de coração e jantares românticos, enquanto as rádios locais anunciavam descontos e ofertas de diversas empresas para 14 de fevereiro sem citar diretamente a festividade.

Um ano antes, o presidente do país, Mamnoon Hussain, pediu em um ato público com estudantes que essa data não fosse comemorada por não ser parte da cultura paquistanesa.

O Dia dos Namorados foi tradicionalmente uma comemoração controversa no Paquistão, onde os grupos religiosos protestam a cada ano contra a festividade.

Ativistas emblemáticos se opuseram a estas campanhas religiosas e, por exemplo, a defensora dos direitos humanos Sabeen Mahmoud organizou um protesto contra os islamitas em 2013.

Sabeen foi assassinada dois anos depois por isso, confessou um dos acusados do crime.

 

Com informação da agencia EFE e blogueiro Ivan Rodrigues pelo simples prazer de informar