Novembro Azul

Unidade ligada à rede do Instituto Nacional do Câncer (Inca) no Rio de Janeiro vai promover exames para diagnóstico precoce do câncer de próstata

No Dia Nacional de Combate ao Câncer, os pacientes fluminenses ganharam um novo centro de diagnóstico do câncer de próstata. A unidade foi inaugurada no Rio de Janeiro e compõe a rede do Instituto Nacional do Câncer (Inca). Ao todo, 3,6 mil biópsias serão realizadas por ano. 

Casos suspeitos identificados na rede de atenção básica serão encaminhados ao centro. A confirmação ou descarte da doença ocorrerá a biópsia. A ideia é acelerar a detecção do tumor e iniciar o tratamento o quanto antes para elevar as chances de cura. 

Outro aspecto positivo é que o procedimento será feito com o uso de sedativos para que os pacientes não sintam qualquer dor. Esse procedimento que antecipa diagnósticos barateia os tratamentos em até sete vezes.

Diagnóstico

O câncer de próstata é o segundo tipo mais recorrente entre os homens, atrás apenas do câncer de pele. Eles devem ficar alertas quando notarem dificuldades para urinar, sangue na urina, redução do jato e maior frequência ao banheiro. 

Ao identificar esses sintomas, a recomendação é procurar um médico para realizar exames, como o de sangue e biópsia. Ao longo do ano passado, 61,2 mil pessoas desenvolveram o tumor. Cerca de 90% dos casos evolui a partir dos 55 anos.

Por isso, nos últimos seis anos, os recursos voltados para tratamentos de oncologia subiram 47% e chegaram a R$ 3,33 bilhões no ano passado. Hoje, os pacientes contam com 308 serviços de oncologia pelo Sistema Único de Saúde (SUS). 

Fonte: Ministério da Saúde