Educação à distância e aplicativos são opções para transmissão de conhecimento

Tecnologias de ensino modificam a maneira como o conteúdo é transmitido, aumentam as possibilidades de aprendizado e alcançam mais pessoas

Ferramentas para armazenamento de dados, plataformas de pesquisa, aplicativos para conectar professor e aluno, além de cursos a distância, são as possibilidades mais atuais utilizadas no processo de aprendizagem. Neste domingo (15), Dia do Professor, conhecer algumas dessas opções é oportunidade para aplicar novos recursos ao método de ensinar.

Para quem ainda aposta em ensino presencial, a tecnologia inova o ambiente da sala de aula e traz novas formas de aprendizado. Dados do Censo da Educação Superior de 2015, o mais recente, mostram que o ensino a distância (EaD) teve expansão de 3,9% nas matrículas em 2015 em relação a 2014. Hoje, professores e instituições têm na tecnologia um aliado para desenvolver métodos e inovar a transmissão do conhecimento.

A plataforma Moodle, por exemplo, utilizada na Universidade de Brasília (UnB), é uma plataforma de código aberto, ou seja, licenciamento livre, para educadores desenvolverem e gerenciarem cursos on-line.

“O professor de ensino superior precisava se dedicar a escolher trechos, indicações de livros, montar pasta, deixar na copiadora da sua faculdade. Hoje, com essa ferramenta, ele pode trabalhar esse conteúdo pelo computador, pela Internet, mantendo um espaço de educação. O professor otimiza o tempo”, comenta o especialista em educação Fernando de Castro.

Em tempos de muitas capacitações sendo ofertadas, tanto na área das ciências e exatas, quanto na área de humanas, aplicativos como o AulaUp surgem como opção para conectar estudantes e professores.

Idealizado como uma plataforma tecnológica para conectar pessoas, o AulaUP reúne alunos que precisam de aulas particulares, com professores que querem oferecer seus serviços e até mesmo instituições com salas disponíveis. O aluno faz o download, preenche as informações solicitadas e escolhe a disciplina desejada. O professor é chamado e logo a necessidade é atendida.

“O formato da sala de aula tradicional como conhecemos tende a cair em desuso, principalmente nos grandes centros urbanos. A educação à distância, a formação online, os aplicativos, são entendidos como a grande chave para atender a demanda de educação, que é cada vez mais crescente”, afirma Fernando de Castro.

Fonte: Governo do Brasil, com informações da Agência Brasil