Sedes DF atualiza valores de referência para serviços socioassistenciais, destacando pessoas com deficiência: R$ 4.844,22.
Sedes DF atualiza valores de referência para serviços socioassistenciais, destacando pessoas com deficiência: R$ 4.844,22.

Vagas de Trabalho

Superintendências regionais do trabalho realizam eventos no próximo dia 29 para aproximar candidatos de empresas

No próximo dia 29 de setembro, o Ministério do Trabalho promove o Dia D de Inclusão de Pessoas com Deficiência. A ideia é promover a inserção dessa parcela da população no mercado de trabalho com ações espalhadas em todo o País.

Ao todo, existem, no Brasil, cerca de 45 milhões de pessoas que vivem com algum tipo de deficiência. Cada Superintendência do Trabalho nos estados terá uma programação especial na próxima sexta-feira (29).

Acione aqui a superintendência do seu estado para saber mais sobre cada evento local

Em São Paulo, por exemplo, as atividades ocorrem entre 9h e 16h. Agentes do órgão vão orientar pessoas portadoras de deficiência a disputar postos de trabalho, além de realizar a emissão de documentos, como carteira de trabalho.

Já na Bahia, as ações serão das 8h às 17h. No evento em Salvador, também serão ofertadas vagas de emprego. Cerca de 120 empresas participarão do Dia D para selecionar candidatos. Por isso, é importante levar RG, CPF, carteira de trabalho, laudo caracterizador da deficiência e currículo profissional.

Direitos para todos

Um dos mecanismos federais para reduzir a desigualdade foi a sanção do Estatuto da Pessoa com Deficiência, que assegura direitos a essa população ao impulsionar o acesso à educação e à saúde. A legislação veda, por exemplo, a cobrança de taxas extras em instituições de ensino privadas nas matrículas ou mensalidades, o que era um obstáculo ao ensino para pessoas com deficiência.

No campo do trabalho, empresas com mais de 100 empregados ficam obrigadas a contratar pelo menos um funcionário portador de deficiência.

Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério do Trabalho

Ivan Rodrigues é enfermeiro e blogueiro pelo simples prazer de informar.