Se você possui um smartphone muito antigo, com certeza sabe que alguns aplicativos já não funcionam mais no aparelho devido ao sistema operacional que deixou de ser atualizado. Com o WhatsApp, isso não é diferente e o aplicativo deixará de funcionar em mais alguns modelos a partir do dia 30 de junho.

Os smartphones BlackBerry, BlackBerry 10, Nokia S40 e Nokia Symbian S60 serão as vítimas da vez. Contudo, se você é dono de algum desses telefones, saiba que ainda há esperança. A Proteste, instituição que atua na defesa dos direitos do consumidor, informou que vai notificar o Facebook para impedir a suspensão do serviço nos aparelhos antigos.

Segundo o órgão, “a obsolescência programada dos celulares é um desrespeito ao consumidor, especialmente por quem opta por utilizar um aparelho mais antigo, uma vez que o acesso ao serviço de telefonia é provido por todas as operadoras no país”.

A Proteste ainda lembra que o artigo 39 do Código de Defesa do Consumidor, no inciso IX, especifica que é proibido “recusar a venda de bens ou a prestação de serviços, diretamente a quem se disponha a adquiri-los mediante pronto pagamento, ressalvados os casos de intermediação regulados em leis especiais”.

Do outro lado, o WhatsApp justifica que essas plataformas mais antigas (no caso, BlackBerry e Nokia) não possuem mais capacidade para expandir as funções do aplicativo no futuro. 

Processo é considerado normal

Esse tipo de suspensão dos serviços a aparelhos antigos não chega a ser surpresa. No início do ano, o app passou a ser incompatível com aparelhos com os sistemas operacionais Android 2.1 e 2.2, iOS 6 e Windows Phone 7.

RODRIGO LOUREIRO