Questionário pode ser respondido a partir desta terça (2), em 33 unidades filiadas à estatal 

Brasília (DF) – Começa hoje o primeiro ciclo de 2017 da pesquisa de satisfação dos usuários dos hospitais da Rede Ebserh. A iniciativa tem como objetivo aprimorar a qualidade do atendimento nos hospitais universitários federais filiados à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e será realizada, simultaneamente, em 33 unidades.

Supervisionada pela Ouvidoria-Geral, a pesquisa contém sete itens sobre a infraestrutura e o atendimento nas unidades. “Os usuários poderão opinar sobre diversos temas como limpeza, conforto, tempo de espera, além de poder fazer uma avaliação geral da respectiva instituição. O questionário será respondido de forma eletrônica, por meio de um tablet, não sendo necessária a identificação.

Realizado desde 2013, o levantamento serve de instrumento de participação popular, além de servir de diretrizes para que a Ebserh possa avaliar o nível dos serviços prestados pelos hospitais. O primeiro ciclo se encerra em 09 de junho e o segundo ciclo será realizado nos meses de setembro e outubro.

Segundo o ouvidor-geral, Rodrigo Albuquerque, “é importante que a sociedade participe da pesquisa de satisfação, tendo em vista que o seu resultado final irá servir de parâmetro para que a Ebserh possa direcionar suas diretrizes orçamentárias e financeiras em sua rede, além de identificar eventuais falhas de infraestrutura e de atendimento médico nos hospitais, melhorando o serviço público ofertado a sociedade”.

A supervisão é realizada ainda pelo assistente administrativo, Abílio Neto, e coordenada pelos ouvidores: Sérgio Braz da Silva, do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás; Angelino Roberto França Moreira, do Hospital Universitário de Santa Maria da Universidade Federal de Santa Maria; Patrícia Campos Chaves, do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais; Maralba Oliveira Santos Jordao, do Hospital Universitário Professor Edgard Santos da Universidade Federal da Bahia; Jucélia Coutinho Barros Macedo, do Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe; e Antônio Sérgio Mesquita, da Maternidade Escola Januário Cicco da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Veja quais são hospitais participantes.

Saiba mais sobre a Ebserh

A Ebserh é estatal vinculada ao Ministério da Educação, que atualmente administra 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.