HUB realiza mutirão de atendimento

Ação para reduzir fila contará com 161 exames, 120 consultas, 8 cirurgias e atividade educativa, com a participação de mais de 80 profissionais

Para ajudar a reduzir o tempo de espera por atendimento e diminuir a fila do Sistema Único de Saúde (SUS) no Distrito Federal, o Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB) participa, dia 31 de maio, do 2º Mutirão da rede de hospitais da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). A ação contará com a realização de 161 exames, 120 consultas e 8 cirurgias. O atendimento é direcionado a pacientes já selecionados, de acordo com a lista de espera dos procedimentos.  

A ação envolverá 80 pessoas, entre médicos, profissionais de saúde, professores, estudantes de graduação, residentes e funcionários administrativos. Entre os exames, serão feitos 36 raios-x de mama, 45 ecografias mamárias, 40 gonioscopias (exame usado por oftalmologistas para diagnóstico de glaucoma) e 40 pacmetrias (procedimento oftalmológico que mede a espessura da córnea).

As 120 consultas estão divididas entre as especialidades de otorrinolaringologia, que realizará 50 atendimentos de primeira vez, oftalmologia, com 40 triagens de catarata, e odontologia, que terá 30 acolhimentos. O objetivo é auxiliar no diagnóstico e encaminhar os pacientes para início de tratamento e até cirurgia, quando necessário, seja no próprio HUB ou em hospitais da Secretaria de Saúde do DF (SES-DF).

Já oito pessoas terão a oportunidade de aliviar a dor e ter melhor qualidade de vida com a colecistectomia, cirurgia para retirada de vesícula. O procedimento será feito por videolaparoscopia, o que garante menor tempo de recuperação e menos cortes. O mutirão ainda contará com uma atividade educativa. Durante o dia todo, 20 alunos de graduação de medicina da Universidade de Brasília (UnB) participam do curso “Suporte básico e avançado de vida em cardiologia”, com o uso de manequins para simular atendimentos e aprimorar a capacitação.

Mutirão nacional

A ação do HUB faz parte do 2º Mutirão Nacional da Rede Ebserh, que ofertará mais de 8 mil procedimentos nesta edição, o dobro de atendimentos realizados na primeira, em 2016. No HUB, o 1º Mutirão teve oito cirurgias de próstata. A iniciativa contará com a participação de todos os 39 hospitais universitários filiados à estatal, nas cinco regiões do país. As unidades oferecerão cirurgias, exames, consultas e ações educativas, com envolvimento de 3,7 mil pessoas.

Tatiane Cristine Cortiano

Assessoria de Comunicação Social

Hospital Universitário de Brasília

Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares

(61) 2028.5040/5394 / 9 9203.5536

SGAN 604/605 Av. L2 Norte – Administração

Cep: 70840-901 – Brasília/DF

Leave a Comment