“Análise política não se faz com o fígado, muito menos olhando para o próprio umbigo”. Não estou de acordo que seja o fim político para o governador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF). Há grandes acertos em sua política. O Governo Rollemberg não foi mal, nesses últimos (06) seis meses. Os fatos nem todos conhecem ou se limitam a seus campos de visões.

Acertos:

  • Avança o processo de regularização do Setor Habitacional Sol Nascente, em Ceilândia. Projeto urbanístico referente à segunda etapa do Trecho 2, Quadras 105 e 209 aprovado. 
  • Vicente Pires planejamento urbanístico aprovado pelo Conselho de Planejamento Territorial e Urbano do Distrito Federal (Conplan). Glebas 1 e 3 têm 11% dos serviços de drenagem e de pavimentação concluídos. Construção das pontes que ligarão as Glebas 1 e 2. Na região, estão sendo feita a drenagem pluvial, a pavimentação asfáltica e a construção de três viadutos – um sob a Via Estrutural (Plano Piloto—Taguatinga), outro no sentido oposto e o terceiro sob a via marginal. O projeto terá investimento de R$ 467 milhões.
  • Ação integrada em parque do Guará recupera uma área de 5.473.283 metros quadrados, que equivale aos 3.450.184 m² do parque e aos 2.023.099 m² da reserva biológica da região administrativa.

  •  Plano Orla Livre – a proposta é de dar acessos ao público e iniciativas sustentáveis que permitam desenvolver pequenos negócios, além do incentivo à prática de esporte, lazer e cultura. 

  •  Iluminação pública em áreas rurais de Brazlândia. 

  •  19 creches públicas foram inauguradas pela atual gestão 

Virou bordão, na imprensa, dizer que o governo continua errando na política. Que o governo andou mal ficou claro nos resultados de pesquisas. Não se pode negar os grandes acertos. Cabe ao governo mostrar, todos os dias, que os resultados estão aparecendo.

Minha visão: o governo precisa saber se comunicar melhor, seus interlocutores, se há, não possuem o devido preparo para lidarem  com os amplos setores da sociedade civil que deram suporte a sua eleição. Isto é diferente de receber apoio de bajuladores.

No mais, é preciso agir rapidamente na saúde e segurança pública pois às eleições batem à porta do Palácio do Buriti.  

Ivan Rodrigues é enfermeiro e blogueiro.